A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu, após reunião nesta segunda-feira (11 de dezembro), que a ocupação de calçadas por bares e restaurantes será discutida de maneira regionalizada, levando em conta as particularidades dos locais.

O encontro entre o executivo municipal e representantes de estabelecimentos ocorreu após fiscalização realizada na última sexta-feira (8 de dezembro), quando houve retirada de mesas e cadeiras de passeios, e autuações foram feitas. Empreendedores lamentaram o prejuízo.

Conforme a PBH, discussões serão realizadas no âmbito do programa Papo Aberto, da Secretaria Municipal de Política Urbana, que prevê uma mesa de diálogo permanente, composta pelo poder público, comunidade e atividades econômicas.

“Nós precisamos de buscar harmonia entre os moradores que precisam ter sossego para dormir, a comunidade que quer ir aos bares, que quer se divertir, e os donos de bares e restaurantes que precisam trabalhar e progredir. Então eu acho que é isso que nós precisamos, encontrar um equilíbrio nesses três lados”, afirmou o prefeito Fuad Noman (PSD).

O executivo municipal informou que as ações de fiscalização ocorrem diariamente, baseadas no que diz o Código de Posturas do município. Além disso, há também medidas educativas para orientar os donos de estabelecimentos acerca das regras existentes na capital mineira.

Com Prefeitura de Belo Horizonte