NESTA MANHÃ

Metrô de BH para repetidas vezes e causa atraso de 20 min: 'pega de surpresa'

Vagão começou a paralisar o trajeto logo na saída da estação Vilarinho

Por Isabela Abalen
Publicado em 17 de abril de 2024 | 10:33
 
 
Metrô de BH Foto: Metrô BH / Divulgação

Os passageiros do metrô de Belo Horizonte foram surpreendidos com um atraso de cerca de 20 minutos no trajeto total entre as estações Vilarinho, em Venda Nova, e Eldorado, em Contagem, na manhã desta quarta-feira (17 de abril). De acordo com usuários ouvidos pela reportagem, o vagão parou nos trilhos pelo menos umas seis vezes, em sequência. 

O vendedor Pedro Dias, de 26 anos, foi um dos passageiros que sofreu com o atraso. Ele explica que entrou no vagão por volta das 8h, na estação Vilarinho, e, poucos minutos depois, houve a primeira de cerca de seis paradas em sequência. “Logo na saída da primeira estação, parou. Já achei estranho. E demorou alguns minutos. Quando voltou a andar, achei que voltaria ao normal. Mas o vagão foi parando até a estação Santa Inês pelo menos”, conta. 

O jovem reclama que não foi feito nenhum aviso sobre os motivos das paradas e que, sem contar com isso, acabou se atrasando para uma consulta médica em Contagem. Ele calcula que deveria ter chegado na estação Eldorado por volta das 8h45, mas só foi desembarcar às 9h10. 

A funcionária de uma autopeças Cláudia Santiago, de 47 anos, relata que só não se atrasou porque já está acostumada a sair adiantada. Ela aprendeu a se prevenir de imprevistos como este de hoje. “Eu entrei na estação Waldomiro Lobo, logo no início. Entrei, parou, e veio assim, parando toda hora. Nas estações São Gabriel e Minas Shopping ficamos mais tempo, parece. Já vi o metrô parar, mas igual hoje não, foi a primeira vez”, conta. 

De acordo com os relatos, a partir da estação Horto Florestal, na região Leste, o vagão voltou a ter velocidade e não parou mais. “É ruim esse tipo de imprevisto porque a gente nunca sabe quando vai acontecer, principalmente quando tem algum compromisso importante. Hoje, fui pega de surpresa. Só não me compliquei porque sai adiantada de casa, mas ainda tenho que pegar um ônibus”, continua Cláudia. 

Por meio de nota, o Metrô BH informou que o atraso ocorreu após um trem apresentar falha de tração na plataforma da Estação Minas Shopping. "A manutenção atuou e a composição seguiu viagem até a Estação Eldorado, sendo retirada do sistema para melhor avaliação. Devido a falha, o intervalo entre os trens ficou alterado, às 8h15 a operação foi normalizada. Viagens extras foram ofertadas para suprir a demanda de usuários", disse.