Em meio à maior epidemia de dengue da história de Minas Gerais, o Estado confirma, pelo segundo dia consecutivo, cerca de 6 mil novos casos de dengue. Com a tendência de manter a média diária de novas infecções ou, até mesmo, aumentá-la nos próximos dias, Minas deve alcançar o marco de 100 mil diagnósticos de dengue neste final de semana (24 e 25 de fevereiro). Até o momento, 99.035 diagnósticos foram confirmados.
Os dados constam no painel de monitoramento da doença, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). De acordo com ele, mais 5.976 mineiros testaram positivo para dengue nas últimas 24 horas. Outros 286.002 casos continuam em investigação.
Mortes por dengue no Estado
Ao atualizar o painel nesta sexta-feira (23 de fevereiro), o Governo voltou atrás em quatro mortes, todas em Belo Horizonte. Se ontem os dados apontavam 36 vidas perdidas por complicações da dengue em Minas Gerais, hoje, o número caiu para 32. De acordo com a SES-MG, os dados que alimentam o painel de monitoramento são exportados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.
O Estado explica que as secretarias municipais de saúde notificam os casos e mortes de dengue no painel do Sinan em tempo real e têm até 60 dias para concluir a investigação. Assim, quando os registros não são confirmados, os números voltam para trás. O governo afirma que mais mortes registradas como “confirmadas” podem ser reclassificadas nos próximos dias.
“A SES-MG informa que os óbitos dos municípios de Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Mateus Leme, Morro da Garça, Caeté, Patos de Minas, Santa Luzia, Sobrália e dois de Belo Horizonte ainda estão em processo de encerramento, podendo sofrer reclassificação nos próximos dias”, afirmou por meio de nota.
A capital Belo Horizonte é a que possui mais mortes por dengue, até então, confirmadas: são seis. Depois, Conselheiro Lafaiete, com três; e Betim, Cordisburgo, Mateus Leme, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, com duas cada. Os demais municípios têm uma morte cada – veja lista completa abaixo. A pasta não informa a idade das vítimas ou a data em que os óbitos ocorrem.
Situação de emergência
Minas Gerais está em situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. A determinação, assinada pelo governador Romeu Zema (Novo), permite que o governo acelere os processos para aquisição de insumos e materiais, além de contratação de pessoal, para o tratamento médico dos pacientes.
Veja lista de cidades de Minas Gerais que já registraram mortes por dengue em 2024, segundo a SES-MG:
Belo Horizonte (6)
Conselheiro Lafaiete (3)
Betim (2)
Cordisburgo (2)
Mateus Leme (2)
Ribeirão das Neves (2)
Santa Luzia (2)
Arceburgo (1)
Bocaiúva (1)
Caeté (1)
Contagem (1)
Crucilândia (1)
Lagoa Santa (1)
Monte Belo (1)
Morro da Graça (1)
Nepomuceno (1)
Patos de Minas (1)
Sarzedo (1)
Sete Lagoas (1)
Sobrália (1)