“Todo campeão foi um dia um competidor que se recusou a desistir”. A frase do filme Rock Balboa foi uma das inspirações para o estudante mineiro Jhosen Congeta, 27, que passou em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), o mais concorrido do País. O jovem que sempre estudou em escola pública e no primeiro ano do ensino médio teve que largar os estudos para trabalhar com a mãe, nunca desistiu do seu sonho.

Congeta começou a estudar para o ensino médio na Escola Estadual Governador Milton Campos, o Estadual Central, no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira. “Fiz só o primeiro ano e depois tive que abandonar, para ir trabalhar com minha mãe no interior, na cidade de Três Marias. Então, além da desvantagem de ter estudado sempre em escola pública, eu também tive a desvantagem de me formar no ensino médio somente em 2011, após supletivo”, contou o jovem.

O menino começou a estudar para medicina em 2013 e depois de fazer vários cursos presenciais ele decidiu pelo cursinho online. “Além de ser mais barato, eu percebi que no curso online eu não perdia tempo de deslocamento e podia focar nas matérias que eu tinha mais dificuldade. Isso me ajudou muito”, disse Congeta.

Antes de entrar para a USP, o jovem já tinha passado no curso de direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Cefet-MG. “Essas sempre foram minha segunda opção, porque o que eu queria mesmo era passar no curso de medicina, então me esforcei muito para isso”, conta.

Para entrar na USP, ele tirou 867,48 no Enem, nota superior à nota de corte , que era de 831,35.

Rotina de estudos

O domingo era o único dia da semana que Congeta tirava para descansar. “Eu deixava as matérias que eu tinha mais dificuldade para o início da semana, que é quando eu estava mais descansado e me concentrava melhor”, explicou o jovem.

Segundo ele, para não se desconcentrar, o jovem baixou um aplicativo no notebook que bloqueava as redes sociais. Semanalmente, o menino elaborava uma redação com um tema determinado pelo curso online QG do Enem.

“Eu trabalhava com vendas no Mercado Livre enquanto estava estudando. Agora vou contar com a ajuda dos meus pais para morar em São Paulo, me mudo para a cidade no fim deste mês e minhas aulas começam dia 6 de março”, conclui o estudante.

Congeta ficou em 1º lugar no curso de medicina no ingresso pelo Sisu que para o curso escolhido pelo jovem tinha 10 vagas. As outras 90 vagas dedicadas ao curso de medicina tiveram ingresso pela Fuvest, vestibular tradicional da universidade. Ou seja há um primeiro lugar no curso também pelo sistema Fuvest, no entanto não é possível comparar as notas, porque os sistemas de notas são diferentes. A primeira colocada pela Fuvest também estudou a vida toda em escola pública Bruna Sena, de 17 anos. 

FOTO: Reprodução Mec
Mineiro passa em 1º lugar de medicina da USP após fazer curso online