BR–040

Mineiros vão começar a pagar pedágios antes de duplicação 

Empresa que ganhou concessão da rodovia vai iniciar as obras por Goiás para depois cobrar tarifa

Por Joana Suarez
Publicado em 21 de abril de 2014 | 03:00
 
 
Vítimas. Em 2013, houve 4.536 acidentes entre Juiz de Fora e Brasília, com 7,5% mais mortes que em 2012 AJL

A privatização da BR–040 entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Brasília (DF), passando por Belo Horizonte, traz a usuários a esperança de poder trafegar por uma estrada mais segura, especialmente no trecho a ser duplicado – 557 km dos 936,8 km concedidos. No entanto, a duplicação vai começar por Goiás, e os usuários da rodovia no trecho mineiro terão que pagar pedágio antes de percorrer pistas duplas.

Conforme o contrato, a cobrança do pedágio começa após a conclusão de 10% de toda a duplicação. A previsão era que os trabalhos começassem amanhã – com expectativa de término em 2019 –, mas o contrato ainda não havia sido homologado até a última quarta-feira.

O Tribunal de Contas da União havia recomendado que o governo definisse pontos com mais batidas para serem inclusos nos 10% iniciais da obra. Porém, conforme a Invepar – controladora da concessão rodoviária e de outras nove –, os serviços vão começar entre Cristalina (GO) e Paracatu (MG)(veja arte abaixo).

O primeiro ponto para pagamento da tarifa de R$ 3,20 será em Cristalina, mas as outras dez praças ficam em Minas. A Invepar informou, por meio da assessoria de imprensa, que, mesmo que a obra comece por Goiás, trabalhos paralelos serão feitos no trecho mineiro considerado prioritário, entre Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, na região Central. “Ainda neste ano, vão ser iniciadas as obras de recuperação. Em um primeiro momento, serão feitas intervenções emergenciais.”

Especialista em estradas, o engenheiro civil Márcio Aguiar afirma que a duplicação deveria começar por Juiz de Fora. “Como do Rio a Juiz de Fora já é duplicado, o ideal seria que se continuasse a pista dupla a partir de lá. Assim, o trecho de Congonhas a Lafaiete, onde há mais acidentes, seria concluído mais rapidamente. Mas eles devem ter escolhido o local mais simples para começar logo a cobrar pedágio.”

Benefícios. Mesmo que a duplicação não comece em Minas, antes de pagar o pedágio algumas melhorias já serão sentidas pelos motoristas. Pontos críticos e sinalização já devem ser recuperados nos seis primeiros meses de concessão, conforme o contrato. Em até nove meses, não deve haver problema emergencial que afete a segurança. Serviços de auxílio ao usuário começam a operar no início da concessão.

Deságio

Tarifa. A Invepar venceu o leilão da BR–040 oferecendo desconto de 61% no pedágio, o maior deságio de todos os leilões de rodovias. A tarifa-teto fixada pelo governo era de R$ 8,29 por praça.