Covid-19

Ministério da Saúde investiga 17 casos suspeitos de coronavírus em Minas Gerais

Apenas uma pessoa foi constatada com a doença no Brasil, em São Paulo

Sex, 28/02/20 - 16h59
Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, é referência em doenças infecciosas | Foto: Flávio Tavares / O Tempo

Ouça a notícia

Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (28), o Ministério da Saúde confirmou que a pasta investiga 17 casos suspeitos do novo coronavírus apenas no estado de Minas Gerais.

As cidades que possuem tal ocorrência são: Barbacena, Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Dos casos em investigação, 11 (65%) são do sexo feminino e 6 (35%) do sexo masculino. A mediana de idade foi de 33 anos, variando de 14 e 65 anos.

Em todo o país, são 182 casos que estão sendo monitorados. Até o momento, uma pessoa foi diagnosticada com a doença, um homem de 61 anos em São Paulo. 71 casos suspeitos já foram descartados.

No total, 16 estados informaram o Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos. São eles:

Alagoas: 1
Bahia: 9
Ceará: 6
Paraíba: 1
Pernambuco: 5
Rio Grande do Norte: 3
Espírito Santo: 2
Minas Gerais: 17
Rio de Janeiro: 19
São Paulo: 66
Distrito Federal: 5
Goiás: 5
Mato Grosso do Sul: 2
Paraná: 5
Santa Catarina: 9
Rio Grande do Sul: 27

Segundo os novos protocolos adotados, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até essa quinta-feira (27), há 82.294 casos confirmados em todo o mundo, distribuídos entre 46 países. 2.804 pessoas já morrer, que representa 3,4% das pessoas infectadas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.