Rio doce

Ministro inaugura duplicação de 15 quilômetros da BR-381

Governo Bolsonaro prevê concessão da rodovia

Por Da redação
Publicado em 19 de julho de 2019 | 18:32
 
 
Trecho de 15 quilômetros da BR-381 foi liberado em Antônio Dias Foto: Ministério da Infraestrutura/divulgação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, veio a Minas Gerais nesta sexta-feira (19) para inauguração de 15 quilômetros de trecho duplicado da BR-381, na altura de Antônio Dias, cidade da região do Rio Doce. Na ocasião, também foram abertos dois túneis, um em Antônio Dias e outro em Prainha, localizados entre as cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte.

Segundo o ministério, o objetivo da obra é melhorar a segurança viária em uma rodovia "que apresenta um dos maiores índices de morte do Brasil".  “Estamos começando agora. Inauguramos o primeiro trecho e vamos dar sequência a este trabalho”, disse o ministro.

 “Eu tenho certeza que essa execução vai salvar vidas e vai ser importante para a economia da região”, ponderou o ministro, destacando que a BR-381 “é uma prioridade absoluta” para o governo federal. A duplicação facilitará também o acesso ao complexo portuário do Tubarão, no Espírito Santo.

O diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), General Santos Filho, também participou do evento. 

Concessão

O ministro aproveitou a ocasião para reiteirar que o trecho de 303 quilômetros divididos em 11 lotes da BR-381, atualmente em obras, vai integrar a concessão cuja audiência pública foi aberta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)  na última quarta-feira (17).

Entregamos nova pista na BR-381/MG e já preparamos sua concessão junto à BR-262. Modelo será inédito no 🇧🇷, com pontos de parada p/ caminhoneiros, tarifa dinâmica e + inovações. Prestamos contas hoje à atuante bancada mineira, crucial na ajuda ao Governo @jairbolsonaro no estado pic.twitter.com/XGqQlnVFxm

— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) 19 de julho de 2019

Em seu perfil no Twitter, Gomes assinalou a importância da concessão. “O modelo será inédito no Brasil, com pontos de parada para caminhoneiros, tarifa dinâmica e mais inovações. Prestamos contas hoje à atuante bancada mineira”, escreveu.

O investimento total previsto pelo DNIT é de R$ 6 bilhões. Devido ao contingenciamento de recursos, o Departamento priorizou dois lotes (3 e 7), com conclusão prevista para 2020. O primeiro (Jaguaraçu - Ribeirão Prainha) tem 28,6 km e está 60% finalizado. Já o segundo (Rio Una – Caeté), tem 37,5 km e possui execução total de 75%.

A reportagem entrou em contato por telefone com o Ministério da Infraestruta em Brasília para saber se mais inaugurações estão previstas, mas as ligações não foram atendidas.