Igarapé e São Joaquim de Bicas

Moradores de cidades de MG participam de simulado de rompimento de barragem

Ação é de responsabilidade da Mineração Morro do Ipê, que mantém barragens na mina Tico-Tico

Por Letícia Fontes
Publicado em 29 de junho de 2019 | 08:28
 
 
Moradores se reúnem em um dos pontos de encontro do simulado Foto: Divulgação/ Mineração Morro do Ipê

Moradores de Igarapé e São Joaquim de Bicas, ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão participar neste sábado (29) de um simulado de evacuação para treinar a população em caso de rompimento de barragens. A ação é de responsabilidade da Mineração Morro do Ipê, que mantém barragens na mina Tico-Tico. O treinamento está marcado para as 10h.

A expectativa é que quase 1,5 mil moradores que estão nas áreas de autossalvamento participem do simulado. Segundo a empresa, as simulações vão acontecer nos bairros Campina Verde, Santa Rita, Casa Grande, Centro, Tereza Cristina, Boa Esperança, Santa Tereza e região industrial, em São Joaquim de Bicas.

Este é o quarto e último simulado a ser realizado na região e faz parte do plano de ações emergenciais para barragens de mineração. Placas indicando os pontos de encontro e rotas de fuga já estão sendo instaladas.

De acordo com a empresa, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, órgãos ambientais, a Cemig e a Copasa, como órgãos públicos responsáveis por atuar em situações de emergência, também foram convidados a participar dos treinamentos.

Segurança

Embora tenha marcado os simulados para treinar a população para um eventual rompimento das barragens nas cidades, a Mineração Morro do Ipê reforçou que as estruturas são consideradas estáveis e monitoradas diariamente.

Ainda segundo a mineradora, a barragem B1 Auxiliar deixou de operar em janeiro deste ano e tem a estrutura reforçada. Já com relação a barragem B1 Ecológica, a mineradora informou que a estrutura não opera desde maio do ano passado e que ela funcionava como barragem para represar água. No entanto, segundo a empresa, toda a água foi retirada e o local vai receber vegetação.