Prejuízos

Moradores de Contagem limpam ruas após forte temporal

Na avenida Pio XII, no bairro Água Branca, várias casas foram destelhadas; árvores também caíram

Por Carolina Caetano
Publicado em 13 de janeiro de 2017 | 09:41
 
 
Muro de casa cedeu Alex de Jesus/O Tempo

A forte chuva que atingiu Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite dessa quinta-feira  (12), causou prejuízos a moradores de vários bairros. O Água Branca foi um dos mais atingidos.

Na avenida Pio XII, várias casas foram destelhadas. "Estava em casa com meu marido quando, por volta das 19h, começou a chover forte. A água chegou a entrar em casa, peguei algumas colchas e coloquei no chão para tentar conter a água", contou a diretora escola Lúcia Lemos, de 54 anos.

Na mesma área, houve queda de várias árvores. Por sorte, ninguém se feriu. Na manhã desta sexta-feira  (13), o aposentado Sebastião Jacinto dos Santos, de 72 anos, recolhia os galhos que caíram na porta do seu imóvel.

"Resolvi não esperar a prefeitura e eu mesmo limpar. O Corpo de Bombeiros já esteve aqui hoje", explicou.                       

Alguns moradores chegaram a ficar sem luz durante o temporal. A energia foi restabelecida durante a madrugada.

Na rua Jequitibás, na parte de cima da estação de metrô do Eldorado, comerciantes realizaram a limpeza nas lojas.

A água subiu cerca de um metro no bar do comerciante José Antônio Bosco, de 46 anos. "Na hora que começou, clientes subiram nas mesas e na sinuca. Eu fiquei andando na água para salvar as coisas", contou.

Já na rua Joaquim Camargos, a parede de uma casa desabou. No momento da queda, três adolescentes de 12, 15 e 17 anos estavam no local.

"Trabalho na Savassi e vim correndo quando fiquei sabendo que a água invadiu minha casa. Meus filhos conseguiram sair pela janela", contou a vendedora Cátia Cristina Gomes, de 39 anos.

Ela mora de aluguel na residência há dois anos, e, agora, teria que deixar o local, que foi condenado pela Defesa Civil.

Balanço

O corpo de Bombeiros atendeu a 38 ocorrências relacionadas às chuvas em Belo Horizonte e região metropolitana. Os dados são referentes aos casos ocorridos entre 18h de quinta-feira e 6h de sexta-feira:

- 12 salvamentos inundações;
- 8 salvamentos pessoas ilhadas;
- 16 cortes árvores caídas;
- dois cortes árvore risco queda.

 

Atualizada às 11h36