Moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, que tiveram que deixar suas casas, puderam visitar o local na tarde deste sábado (9) para verificar a situação dos animais. A maioria dos bichos deve ser encaminhada pela ArcelorMittal para o Parque de Exposições da cidade e para o centro de zoonoses da cidade. Os animais que não puderem ser removidos serão alimentados na própria comunidade.

A visita foi realizada por 32 representantes das famílias. “Autorizamos os moradores a virem  para mostrarem os acessos aos animais, onde eles ficam e que alimentos têm que ser trazidos. Vamos dar suporte para a remoção dos bichos, observando a rota de fuga em caso de qualquer anormalidade”, disse o tenente Flávio Fagundes, da Defesa Civil do Estado.

Barão de Cocais

Em Barão de Cocais, a prioridade é alimentar os animais nas comunidades evacuadas. De acordo com a Vale, a Defesa Civil definiu um plano para atender e acolher os bichos e, caso a remoção seja necessária, eles serão levados para uma fazenda alugada pela mineradora. Duas clínicas veterinárias foram contratadas pela empresa.