Moradores do bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão insatisfeitos com o barulho e o som alto de dois bares. De acordo com o analista de sistemas Paulo Paredes, 67, ter uma noite de sono tranquila aos finais de semana se tornou uma tarefa complicada após a flexibilização dos serviços no município.
Ele conta que comprou um apartamento no bairro há cerca de três meses por conta da região ser tranquila, mas o som alto vindo dos bares Bellagio Villa e Riba tem tirado a paz dos moradores nos últimos dois meses.
“É uma região que a gente esperava ter silêncio. No Bellagio Vila próximo à entrada da Mina de Águas Claras, eles começaram com um som muito alto e isso ocorre na quinta, na sexta, no sábado e no domingo até as 2h. A gente começou a chamar a polícia que começou a intervir, mas quando eles saem, o som é aumentado. Um mês depois criaram o Riba, uma estrutura com boate a céu aberto. Esse nós fizemos reclamação na prefeitura, mas não tivemos resposta”, explicou o morador.
No caso do Bellagio Villa, o morador também conta que foram instalados banheiros químicos no local, mas que constantemente é possível ver resíduos saindo das estruturas, cruzando a via e caindo na mata do Jambreiro. Situação que, segundo o morador, é ignorada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em relação ao Riba, Paulo Paredes afirma que no local seria construído um condomínio, mas a obra foi embargada. “Como foi embargada, o proprietário resolveu criar essa estrutura para ganhar dinheiro. A vista é linda, mas em compensação você uma série de prédios em volta e eles continuam fazendo barulho sem menor preocupação com os moradores do entorno”, disse Paredes.
Um segundo morador da região que pediu para não ser identificado na reportagem, afirma que o Ribas foge da finalidade de bar e promove uma boate a céu aberto. “Ele se apresenta como um evento gastronômico e na verdade a céu aberto. Existem vídeos e fotos mostrando a bagunça total. O evento ainda ocorre em uma área que não tem licença ambiental e a prefeitura ignora isso”, pontuou.
Os moradores criaram um abaixo assinado na internet contra as atividades dos bares. Até a tarde deste domingo (5), o movimento contava com 224 assinaturas.
Outro lado
O proprietário do bar Ribas, Luiz Claudio Muniz, 45, afirma que o bar está regularizado perante a prefeitura, que sabe da reclamação dos moradores e que já tomou algumas atitudes para tentar resolver o problema do som alto, alvo de reclamação dos vizinhos do empreendimento.
“Nós não somos eventos, somos um bar. Trabalhamos 100% dentro da lei, principalmente em relação a barulho. Somos fiscalizados todos os dias pelos fiscais da prefeitura. Inclusive na sexta-feira os fiscais chegaram lá às 18h e saíram às 23h. A gente tem licença para trabalhar na madruga e às 2h todo mundo já foi embora”, explicou.
O dono do bar afirma que chegou a instalar faixas em ruas próximas do bar alertando os clientes para que não façam barulho na rua. Muniz diz que caso ainda haja algum problema, a casa está a disposição para tentar resolver junto com os moradores.
“É um restaurante e um entretenimento para a família também. Mas se tiverem críticas que nos procurem. Nós já distribuímos o telefone dos sócios para alguns moradores, para qualquer problema que tiverem nos ligar a qualquer momento. Estamos aqui para poder trabalhar junto com eles. Estamos trabalhando dentro da Lei”, afirmou.
A reportagem esteve no bar Bellagio Villa, mas ninguém foi encontrado no local. A reportagem tenta contato com a Prefeitura de Nova Lima para obter um posicionamento sobre a questão.