ORIENTAÇÃO

Mostra de profissões da UFMG acontece neste fim de semana

O evento acontece para que alunos do ensino médio possam conhecer a fundo os cursos oferecidos pela Universidade

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 12 de setembro de 2014 | 14:31
 
 
Evento volta a ser presencial nesta edição FOCAL LISBOA/ UFMG

Acontece nestes sábado (13) e domingo (14) a Mostra de Profissões da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de possibilitar aos estudantes do ensino médio que conheçam melhor os cursos da instituição. São esperados cerca de 40 mil visitantes, inclusive, estudantes do interior de Minas.

Ao todo, são 75 salas interativas onde professores apresentarão os respectivos cursos e alunos e ex-alunos falarão sobre o mercado de trabalho. Nos dois dias de evento, serão 300 palestras sobre os cursos, incluindo os que são oferecidos pela UFMG em Montes Claros, no Norte de Minas.

As palestras “Para escolher é preciso se informar”, “Entendendo o processo seletivo do Sisu/MEC” e “O acesso à UFMG via Sisu/MEC – números que você precisa conhecer” acontecem no auditório da Reitoria, campus Pampulha, nos dois dias da Mostra, às 9, 10 e 11 horas, e 13, 14 e 15 horas.
Já as palestras específicas de cada um dos cursos acontecem pela manhã e à tarde, em locais e horários indicados no programa, que pode ser conferido na página facebook.com/mostradasprofissoesufmg. No Centro de Atividades Didáticas I (CAD I) elas acontecem para os 17 cursos da área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

O CAD II terá palestras para os 23 cursos de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras. Na Escola de Engenharia acontecerão as palestras de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Os seis cursos de Linguísticas e Artes terão palestras na Escola de Belas Artes e a escola de Música abrigará a palestra sobre o curso de Música.

O evento, que deixou de ser realizado de forma presencial desde 2011, retorna ao antigo modelo com novidades, como o cadastro individual de visitantes e a nova forma de adesão de alunos de graduação. O cuidado com a inclusão é critério-chave na organização do evento.

Acessibilidade

O pró-reitor adjunto de Graduação Walmir Matos Caminhas observa que com base nos dados obtidos no cadastro de inscrições, o catálogo sobre os cursos produzido pela Pró-reitoria terá versões em letra ampliada, para pessoas com visão subnormal, e em Braille. Também haverá intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em cada prédio, para que os deficientes auditivos possam acompanhar as palestras nos auditórios e a apresentação dos cursos nas salas interativas. Veículo adaptado fará o transporte, dentro do campus, de pessoas com dificuldades de locomoção.

“Pela primeira vez teremos como contabilizar o número de visitantes, sua cidade de origem, a área do conhecimento de maior interesse e se possui algum tipo de deficiência”, informa o professor. No futuro, tais dados serão cruzados com os do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para que a Universidade saiba se o aluno entrou para um curso de sua declarada área de interesse.

Quem vem de longe

Entre as centenas de grupos inscritos para participar do evento estão 40 estudantes das cidades de Salinas e Taiobeiras, no Norte de Minas, a cerca de 650 quilômetros de Belo Horizonte. Para a professora Odete Cândido de Oliveira, diretora do Instituto Educacional Nossa Senhora Aparecida (Ienza), de Salinas, o esforço da viagem vale a pena. Ela destaca a importância da parceria entre a Universidade e as escolas. “Os jovens têm a oportunidade de conhecer o leque de profissões, para que tomem decisões mais sensatas, dentro de suas aptidões”, diz.

A professora comenta que se, no passado, os pais direcionavam a escolha profissional dos filhos, o que aumentava a chance de evasão nos cursos. Hoje a decisão é livre, mas precisa estar embasada em informações confiáveis. “É fundamental conhecer cada curso e o que ele projeta para o mercado de trabalho”, pondera.

Adesão

O estímulo à adesão de servidores e de estudantes de graduação para trabalhar durante a Mostra é uma das novidades desta edição. Em cada sala interativa, em média 15 alunos vão se revezar nos dois dias, ajudando os professores na apresentação de seu curso. “Também procuramos envolver ex-alunos, que têm imenso prazer em voltar à Universidade para falar sobre sua formação e o mercado de trabalho, e estudantes de graduação, que participam da organização do evento”, ressalta Walmir Caminhas. Ele cita os estudantes do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação André de Oliveira, André Trevas, Leonardo de Deus e Lucas Pires, que elaboraram o sistema de cadastro via formulário online e aplicativo para dispositivos móveis que contém as informações sobre o evento.

“Nos dias que antecedem a Mostra divulgaremos o endereço do aplicativo para Android, no qual os visitantes poderão visualizar programação, localização de salas, rotas para os ônibus e pedestres, entre outras informações”, avisa o professor. Entre os servidores do quadro que atuarão na Mostra, 50 participaram de curso de formação de brigadistas, custeado pela Pró-reitoria de Graduação, que ofereceu treinamento com noções básicas de salvamento e de comportamento seguro em casos de incêndio.

Outra novidade é a elaboração de rotas prévias para os ônibus cadastrados, de modo a evitar congestionamentos no campus e no seu entorno. “Cada escola será informada previamente por qual portão o ônibus deverá entrar e onde estacionar”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, lembrando que a programação é a mesma nos dois dias. No sábado o campus receberá alunos cadastrados pelas escolas e, no domingo, os que se inscreveram individualmente.