Cachoeirinha

Motorista de carro turbinado não tinha autorização para modificações

De acordo com a Polícia Civil, o Volkswagen Gol ano 93 do condutor não tinha o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) e nem o Certificado de Segurança Veicular (CSV)

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 04 de agosto de 2015 | 17:47
 
 
Carro do suspeito não teria autorização para passar por modificações Webrepórter

O motorista de 35 anos que conduzia o carro turbinado que acabou se envolvendo em um acidente e matando duas pessoas na noite desta segunda-feira (3), no bairro Cachoeirinha, na região Noroeste de Belo Horizonte, não tinha autorização para fazer as modificações no motor de seu veículo, conforme divulgado nesta terça-feira (4) pela Polícia Civil.

De acordo com a delegada responsável pela investigação, Cláudia Nassif, o Volkswagen Gol ano 93 do condutor não tinha o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) e nem o Certificado de Segurança Veicular (CSV), documento emitido por entidade credenciada pelo Inmetro e homologada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O carro ainda não teria passado pela vistoria do Departamento de Trânsito (Detran), uma vez que o documento veicular não trazia informações sobre o motor modificado.

O veículo trazia em seu interior quatro cilindros de Óxido Nitroso, gás utilizado em veículos para resfriar o oxigênio usado a combustão do combustível, o que aumenta a potência do motor durante um período. Kits com os cilindros e demais itens para instalação são encontrados na internet por valores que variam de R$ 1.800 mil até cerca de R$ 12 mil. 

Além disso, o motorista teria confessado, durante os eu depoimento prestado à polícia, que participaria de uma competição de arrancadas que acontecerá no dia 5 de setembro deste ano, no Mega Space, em Santa Luzia, na região metropolitana de BH.

Na tarde desta terça-feira o nome do motorista envolvido no acidente já havia sido retirado da lista de participantes do evento, entretanto, ele aparece entre os competidores de anos anteriores com veículos diferentes.

FOTO: REPRODUÇÃO/ SITE MOTOR DAY
Motorista que provocou o acidente participava de competições de arrancada

Em sua página no Facebook, o evento Motor Day informou que "não estimula e nem apoia rachas e testes de carros em vias públicas. Pelo contrário, o Festival Motor Day de Arrancada, foi criado justamente para viabilizar um local correto para a prática desse ESPORTE que é a ARRANCADA!", diz o texto publicado.

Flávio Andrade, que é chefe da vistoria do Detran mineiro, explica que a pessoa pode ou comprar o carro turbo de fábrica ou modificar um veículo comum.

"Para alterar o seu veículo, você precisa primeiramente comparecer ao órgão de trânsito para obter uma autorização para instalação do turbo, que é gratuita. Com ela em mãos, o motorista pode procurar então uma empresa homologada no Denatran e que tenha CAT", explica.

Estas empresas tem autorização do órgão de trânsito para fazer o preparo do turbo de cada veículo, uma vez que é necessário redimensionar a suspensão e alterar o sistema de frenagem para que seja compatível com a nova potência do carro. "Isso é necessário, pois não adianta o carro acelerar e não conseguir parar", diz Andrade.

Por fim, o motorista deverá passar por um teste do Inmetro para só então retornar ao Detran levando o documento do veículo e uma cópia autenticada do CAT, onde passará pela vistoria e receberá a nova documentação comunicando as modificações.

"Apesar disso, o que a gente vê na prática nas ruas é diferente. Muita gente faz essas modificações sem ter qualquer autorização, colocando a vida de gente inocente em risco", finalizou o policial.

O acidente

A colisão entre um Fiat Palio preto e um Volkswagen Gol vermelho aconteceu na avenida Américo Vespúcio, por volta das 19h30 de segunda-feira. O motorista que provocou o acidente disse aos militares que testava o veículo, que teve o motor turbinado e havia acabado de sair da oficina.

Testemunhas disseram aos militares que o motorista do Gol avançou o sinal vermelho, perdeu o controle da direção, cruzou o canteiro central e atingiu o Palio. Esse último foi arremessado e os dois ocupantes ficaram presos as ferragens. O Gol, em alta velocidade, só parou depois de atingir uma árvore e o murro de um casa.

O motorista do Palio, Paulo Guilherme Medeiros Meireles, de 29 anos, e a passageira, que aparentava 30 anos, tiveram morte instantânea. O Corpo de Bombeiros precisou cortar a lataria do carro para retirar os corpos. Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram acionados.

O homem, de 35 anos, sentia fortes dores no braço e cabeça e foi levado para o Hospital da Unimed, no bairro Santa Efigênia. Depois de medicado, ele foi encaminhado à Delegacia do Detran.

Lá, segundo a Polícia Civil, ele negou estar fazendo um teste e desconversou sobre ter turbinado o motor do carro, que estava sem o certificado de licenciamento 2015. O motorista passou pelo teste do bafômetro, que deu negativo para a ingestão de bebidas alcoólicas, mas foi preso e deve ser indiciado por homicídio com dolo eventual.