Descida do Betânia

Motorista flagra caminhão de concreto a mais de 100 km/h no Anel

Flagrante foi feito por engenheiro de 28 anos que passa na região diariamente; segundo o Dnit, radar que foi destruído em acidente começou a ser reconstruído nesta quarta-feira (20)

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 20 de maio de 2015 | 19:17
 
 
Assustado, motorista resolveu registrar a imprudência do caminhão LEANDRO CAMPOS / WEB REPÓRTER

Desde que mais uma tragédia foi registrada no Anel Rodoviário, mais precisamente na descida do bairro Betânia, na região Oeste de Belo Horizonte, os motoristas que passam pelo local andam mais apreensivos diante da presença de veículos de carga em alta velocidade. O TEMPO recebeu um flagrante feito por um dos usuários da via, que mostra um caminhão de concreto descendo o trecho a mais de 100 km/h. 

O autor das imagens, o engenheiro Leandro Campos, de 28 anos, passa pelo trecho diariamente para ir trabalhar. "A ausência de radares acabam colocando a vida de muita gente em risco. Era cerca de 6h40 quando vi esse caminhão descendo a rodovia com tudo e na faixa da esquerda, piscando farol para carros de passeio", relatou. 

Assustado, o motorista resolveu então acompanhar o veículo de carga filmando com o celular, com o objetivo de denunciar a situação enfrentada por ele todos os dias. "Tentei acompanhar para mostrar no vídeo, mas em determinado momento eu tive que parar, pois estava acelerando para conseguir acompanhá-lo", lembrou Campos. 

O veículo pertence à empresa Concrelagos, que tem uma sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A reportagem tentou contato pelos telefones da empresa encontrados, porém, nenhuma das ligações foram atendidas. 

Há sete dias atrás, na última quarta-feira (13), uma carreta desgovernada arrastou 11 veículos no trecho, deixando uma pessoas morta e quatro feridas. O motorista da carreta, Daniel Fabrício Faleiro, de 34 anos, disse que não conseguiu frear quando percebeu que o trânsito estava retido no trecho. Ele não se feriu com o impacto e responderá por homicídio culposo. 

Reconstrução do radar destruído já começou

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit/MG), o trecho da descida do Betânia conta com seis radares de velocidade, sendo que atualmente apenas um deles não está funcionando por ter sido atingido por um caminhão acidentado. 

Ainda conforme o órgão, o serviço de reconstrução desse radar, que foi praticamente todo destruído, teve início nesta quarta-feira (20). Devido ao grande estrago, será necessário praticamente instalar um novo equipamento, inclusive com as fundações do equipamento.