Surto

Mulher de Divinópolis com coronavírus ficou três dias em BH até coleta de exame

Segundo diretora de vigilância em saúde da Prefeitura de Divinópolis, existe o risco de que as pessoas que tiveram contato com a mulher contraiam a doença

Seg, 09/03/20 - 16h45
Doze moradores de Divinópolis chegam da Itália nesta segunda-feira | Foto: Nelson Almeida/AFP

Ouça a notícia

A paciente de 47 anos de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, primeira a ter a confirmação do Coronavírus, chegou a ficar três dias em Belo Horizonte antes de apresentar os sintomas da doença. 

Por possuir residência temporária na capital, a mulher, que chegou no dia 2 de março no aeroporto de Confins, só se sentiu mal no dia 5 de março, quando procurou um laboratório particular para realizar os exames. 

“Ela fez no dia 5. A partir do momento que ela começou a apresentar os sintomas, ela procurou o serviço de saúde. Foi um serviço de saúde privado. Eles realizaram a coleta em um laboratório privado e deu positivo para o corona. O Ministério da Saúde pediu para que fizesse uma nova coleta para confirmar esse exame da rede privada, e foi confirmado no fim de semana. Ela chegou, foi para BH, porque ela tem uma residência lá, e no dia 5 ela começou a apresentar os sintomas”, afirmou a diretora de vigilância em saúde da Prefeitura de Divinópolis, Janice Soares.

Mapa mostra a evolução dos casos confirmados de coronavírus no mundo

Ainda segundo a diretora, existe o risco de que as pessoas que tiveram contato com a mulher contraiam a doença. “Existe o risco porque o vírus já está circulando no Brasil. Esse vírus já começou a circular e a gente acha que é inevitável que aconteçam transmissões locais agora. As pessoas hoje tem que pensar nas medidas de precaução, que é a lavagem das mãos, o uso de álcool, evitar aglomerações de pessoas, deixar os ambientes abertos, não levar as mãos sem higienização no rosto, quando tiver algum sintoma sempre cobrir o rosto com o antebraço ou com lenço descartável. Isso tudo são medidas para evitar a transmissão, mas a gente já sabe que o vírus está circulando no nosso país”, finalizou.

Novos casos suspeitos

Divinópolis tem cinco casos suspeitos de coronavírus. Três deles já estavam sendo investigados antes da confirmação do primeiro, que aconteceu nesse domingo. Último deles é de uma mulher que estaria no mesmo voo desta paciente de 47 anos, que chegou da Itália no dia 2 de março e teve o diagnóstico confirmado.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.