Casa Legislativa

Ocupação da Câmara Municipal de Belo Horizonte chega ao quinto dia com 50 manifestantes

Grupo se reveza para se manter; um representante da BHTrans deve ir à Casa na tarde desta segunda-feira para apresentar as planilhas do transporte aos manifestantes

Por Fernanda Viegas
Publicado em 05 de agosto de 2013 | 10:45
 
 

Cerca de 50 pessoas continuam ocupando a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na manhã desta segunda-feira (5). Já são cinco dias de protestos. As principais reivindicações do grupo são a abertura das planilhas do transporte público da capital e uma reunião com o prefeito para esclarecimentos. Às 14h, membros da Assembleia Popular Horizontal devem se juntar aos ocupantes da Câmara para cobrar a presença do presidente da Casa, o vereador Léo Burguês.

De acordo com a assessoria da Casa Legislativa, cerca de seis pessoas estão instaladas com barracas na galeria do Plenários Amynthas de Barros. Na área externa da Casa, aproximadamente 25 pessoas se acomodam no gramado da porta principal da Câmara. O número de manifestantes é flutuante, já que o grupo se reveza, segundo a assessoria. Até o momento, a manifestação segue pacífica.

Segundo a BHTrans, um representante da empresa deve ir à Câmara na tarde desta segunda-feira para apresentar as planilhas do transporte aos manifestantes.

Resposta aos manifestantes
O presidente em exercício da Câmara Municipal, Wellington Magalhães (PTN), informou na última sexta-feira (2) que irá conversar com a Mesa Diretora e o Colégio de Líderes sobre uma possível convocação do prefeito Marcio Lacerda (PSB) à Câmara para prestar esclarecimentos sobre o preço das tarifas de ônibus. Em relação à segurança, ele afirmou que a Casa está preparada para receber a população e suas reivindicações. “A Câmara, como sempre, está aberta à população, é a casa do povo”, salientou Magalhães.

Greve
Um dos manifestantes, identificado como Jesus, permanece em greve de fome desde a última quinta-feira (1º). Segundo os manifestantes, ele está debilitado, mas passa bem. Nesse domingo (4), uma mulher de 26 anos que também estava em greve de fome chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi hospitalizada, mas já retornou ao local.

Pautas de discussão de interesse dos manifestantes
Convocação de audiência pública com o prefeito para prestação de contas da prefeitura relativas ao ano de 2012; apresentação de um plano de metas para a cidade a ser discutido com a população durante 30 dias de audiências públicas; coleta de assinaturas e efetivação da CPI dos Transportes Públicos; revogação do aumento de 34,15% no salário de vereadores (que passou a valer em janeiro); envio de ofício pela presidência da Câmara à BHTrans, solicitando a apresentação das planilhas detalhadas de gastos do transporte público.

 

Atualizada às 11h56