cartão de visita da capital

Parte de pichação em monumento da rua da Bahia é apagada

Diretor de Planejamento do Museu Inimá de Paula, que fica em frente à placa, contou que uma lavagem inicial foi feita, deixando ainda alguns resquícios da pichação; a Regional Centro-Sul, no entanto, afirma que um trabalho de restauração ainda não começou

Por Isabela Meireles
Publicado em 13 de abril de 2016 | 18:56
 
 
Placa foi alvo de pichação há dois meses LEO FONTES / O TEMPO

O monumento localizado em frente ao Museu Inimá de Paula, na rua da Bahia, no centro da capital mineira, onde antes havia uma pichação com o escrito "bem vindo", hoje há um borrão resultado de uma limpeza da praça, feita pela Regional Centro-Sul. 

Segundo o diretor de planejamento do Museu Inimá de Paula José Oswaldo Miranda Júnior, as pedras de origem portuguesas da praça foram recuperadas e praça foi lavada. "Fizeram um lavagem da peça também, mas não chegou a apagar tudo. Ela ainda precisa ser restaurada e acredito que a Prefeitura vá fazer isso", afirma Júnior.

Já a Regional Centro-Sul nega que qualquer trabalho tenha sido feito diretamente na peça. "Quanto a recuperação da obra, será necessária uma restauração que exige a contratação de empresa especializada, por se tratar de uma peça esculpida em aço", comunicou em nota. Não há previsão para que o serviço seja executado.

O diretor de planejamento do Museu ressalta que, apesar da limpeza do local ser importante, é necessário uma melhor conservação da praça."É um cartão de visita para os turistas, um ponto considerado coração de Belo Horizonte, e por isso deveria ser feita uma limpeza periódica do local. Além disso, precisa ser feita uma fiscalização. Não adianta só limpar hoje, para amanhã já ter outra pichação. O que precisa ser feito é a conservação", ressalta o diretor. 

A Regional Centro-Sul informou ainda que a limpeza da pichação na arquibancada da praça, no entorno do monumento, foi feita na semana passada.