Dia de clássico

Pelo menos 20 torcedores foram detidos no entorno do Mineirão

As ocorrências são de incitação à violência, posse de explosivos, usar camisa de uma torcida organizada banida pelo MP e, até mesmo, tentativa de entrar no estádio com colete de Posso ajudar

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO/FELIPE CASTANHEIRA
Publicado em 26 de novembro de 2014 | 21:48
 
 
Pelo menos 20 pessoas já foram detidas pela corporação Fernando Almeida / Webrepórter

Até o momento pelo menos 20 pessoas já foram presas pela Polícia Militar (PM) por crimes cometidos no entorno do estádio Mineirão, que será palco da grande final da Copa do Brasil entre o Cruzeiro e o Atlético. A maioria dos detidos descumpriram a ordem do Ministério Público e tentaram entrar para o jogo com camisas da torcida organizada Máfia Azul. 

Conforme a corporação, três ocorrências de apreensão de foguetes e de pessoas que tentaram entrar no Mineirão com o colete de "Posso ajudar" estavam em andamento na delegacia no interior do estádio quando um grande número de torcedores detidos foram levados. A coronel Cláudia Romualdo explicou que o grupo de oito torcedores estava incitando a violência e vestidos com camisas da torcida organizada, que foi banida após registro de confrontos em uma das partidas deste ano. 

Pouco tempo depois outros sete torcedores foram presos também por incitação à violência e por portar explosivos. Um torcedor que foi vítima de furto também compareceu na delegacia para registrar a ocorrência. Mais tarde, um suspeito foi detido nas imediações do estádio portando documentos de uma vítima de furto. A PM não soube informar se os documentos eram da mesma vítima que registrou a ocorrência mais cedo. Um suspeito de receptação também foi levado para o local.

Outros dois homens ainda foram presos na noite desta quarta-feira na avenida Abrahão Caram portando credenciais falsas, que, de acordo com a polícia, seriam usadas para tentar entrar no Mineirão. A dupla foi abordada por militares do Batalhão de Polícia de Eventos nas imediações do estádio. O material falsificado era uma réplica das identificações usadas por funcionários que trabalham no estádio.

Mais cedo, por volta das 19h, alguns torcedores atleticanos também haviam sido detidos com duas sacolas contendo foguetes. Os torcedores serão liberados para entrar no jogo e depois terão que comparecer em uma unidade da PM para reaver os pertences. 

Atualizada às 23h10