CIDADE ADMINISTRATIVA

Policiais civis fazem manifestação e fecham a MG-010

Redação O Tempo

Por TABATA MARTINS/MÁBILA SOARES
Publicado em 25 de fevereiro de 2013 | 09:54
 
 

Diversos policiais civis participaram de uma manifestação na manhã desta segunda-feira (25), na MG-010, no bairro Serra Verde, região Norte de Belo Horizonte. Eles protestaram contra o tratamento diferenciado que recebem do governo de Minas em relação à Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o grupo esteve reunido em frente à Cidade Administrativa, onde fechou a passagem de veículos nos dois sentidos da rodovia. Segundo os policiais, os protestantes colocaram fogo em pneus. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol-MG), os policiais protestam contra o tratamento que recebem do governo. Segundo eles, a categoria é tratada de forma diferenciada em relação à Polícia Militar que, segundo o sindicato, é melhor atendida em suas reivindicações.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que a nova proposta de Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais está sendo finalizada pelo Governo de Minas. O secretário de Estado de Defesa Social, Romulo Ferraz, em conjunto com o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta, e o Conselho Superior de Polícia Civil, já examinou todas as sugestões apresentadas pelas entidades de classe.

Com relação à contratação de pessoal para a Polícia Civil, a assessoria da corporação afirma que foram empossados 293 escrivães no mês de novembro de 2012. Ainda nesta semana, acontece a formatura de 420 novos delegados.

Por fim, a Polícia Civil informa que, no dia 18 de março, estarão abertas as inscrições para o concurso que prevê a contratação de 1.497 novos servidores, sendo 121 médicos-legista, 95 peritos, 415 analistas e 866 técnicos-assistente. Nos próximos dois anos, serão investidos R$ 144 milhões na Polícia Civil.

 

Atualizada às 13h55