O prefeito da cidade mineira Bom Despacho, Fernando Cabral (Cidadania), decretou toque de recolher a partir desta quarta-feira (25). Medida visa protejer o patrimônio dos moradores, evitando, assim, crimes como roubos e furtos durante a pandemia de coronavírus.
Com isso, fica proibida a circulação de pessoas em locais como ruas, avenidas, parques e praças entre às 22h e às 5h. Medida é por tempo indeterminado, segundo a prefeitura.
"Com a medida, a Polícia Militar terá meios mais eficazes de impedir a presença de ladrões nas ruas", informou o município, que fica localizado no Centro-Oeste do Estado.
As exceções são: transporte de pacientes de e para unidades de saúde; ida a farmácias pelo prazo estritamente necessário para aquisição de medicamentos; profissionais da saúde, da segurança pública, proteção ao patrimônio, limpeza e afins, indo ou voltando dos seus turnos de trabalho; trabalhadores de empresas que prestam serviços essenciais; – veículos e pessoas com missão de prestar serviços públicos essenciais; pessoas em comprovada necessidade urgente de comparecer a unidades de tratamento de saúde.
Fiscalização
De acordo com o decreto, a fiscalização do toque de recolher ficará por conta da Polícia Militar, com o apoio da prefeitura municipal.
Quem for flagrado descumprindo a medida poderá ser detido e responder criminalmente pelo ato. Já o estabelecimento que permanecer aberto durante o horário estipulado poderá perder o seu alvará de funcionamento.
Bom Despacho tem um caso confirmado de Covid-19, e outros 25 pacientes com suspeita da doença, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde.