A formação de um ciclone, um sistema de baixa pressão, na costa do oceano brasileiro já causa as primeiras alterações na atmosfera de Belo Horizonte e da região metropolitana na manhã desta quinta-feira (23).
As características subtropicais deste fenômeno natural é que são responsáveis pelas pancadas de chuva mais intensas em Minas Gerais, previstas para acontecer principalmente ao longo de toda esta quinta, mas também da sexta-feira. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o órgão, o sistema no oceano favorece o transporte de umidade da Amazônia para a região Sudeste do Brasil e, com isso, ocorre a expansão das áreas de instabilidade em Minas Gerais. O resultado é, como sabido, bastante chuva.
Com o céu encoberto por nuvens e o tempo bastante nublado, existe a expectativa de chuvas a qualquer hora da sexta-feira (24). Não estando as pancadas concentradas em apenas um período do dia – como é característico no verão. De acordo com o Inmet, ao longo de toda a sexta deverá chover cerca de 100mm, estando as precipitações distribuídas tanto ao longo do dia quanto nas regiões da cidade. Assim, pode chover mais em um ponto que em outro.
Essa previsão desperta o alerta das autoridades tanto para risco geológico – desabamentos e deslizamentos, por exemplo, em razão do encharcamento do solo – quanto para risco de transbordamento de córregos.
Não à toa, alguns trechos de Belo Horizonte já são monitorados na manhã desta quinta-feira. O rastreamento por equipes da prefeitura continua também na sexta-feira.
Plano emergencial para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas pela meteorologia para esta quinta, dia 23, e sexta-feira, 24. Veja no mapa os pontos que já são monitorados pela PBH. pic.twitter.com/RnRPjtCgM2
Apesar de haver a expectativa de chuvas bem distribuídas, segundo o Inmet é possível que em algum momento do dia aconteçam tempestades mais fortes.
Aliás, nesta quinta-feira (23), vigora para BH e região metropolitana um alerta de chuvas moderadas e fortes, com períodos de pancadas mais intensas, expedido pela Defesa Civil de Minas Gerais. O órgão acredita que as tempestades devem ser mais intensas até 14h de quinta.
Alerta de chuva de moderada a forte intensidade, com episódios de chuva intensa, às 08h02, válida pelas próximas 6 horas. Cidades Atingidas: Presidente Olegário,Patos de Minas,Lagoa Formosa,Carmo do Paraíba,Santana de Patos, Guimarânia. Fonte: SIMGE/IGAM válido até as 14 horas pic.twitter.com/GG8YKusap6
— Defesa Civil MG (@defesacivil_mg) January 23, 2020Temperatura
Ao longo desses dois dias, existe a expectativa de que o sol não apareça e o céu permaneça encoberto por nuvens, bastante nublado, com chuvas a qualquer hora do dia. A temperatura mínima, nas primeiras horas da manhã, gira em torno de 18°C e a máxima não deverá ultrapassar 23°C nesta quinta e 25° na sexta-feira.
Entre sábado (25) e domingo (26) continua a previsão de céu nublado, pancadas de chuvas e trovoadas. No entanto, a temperatura volta a subir nesses dois dias e são esperadas máximas em torno de 27°C em BH e nos municípios da região metropolitana. Em alguns momentos do fim de semana, o céu até pode abrir, segundo o Inmet.