Nos primeiros quatro dias de vacinação contra a dengue em Belo Horizonte, 22% do público alvo foi vacinado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da capital, segundo a qual cerca de 11 mil crianças e adolescentes entre 10 e 11 anos de idade haviam sido vacinados até esta sexta-feira (1). No total, a PBH recebeu 49.500 doses da vacina, quantidade que, conforme o executivo municipal, é o suficiente para vacinar todas as pessoas de 10 e 11 anos de idade de BH.  

O TEMPO acompanhou a movimentação em dois postos de saúde nesta sexta-feira (1). Entre 13h40 e 14h10, a reportagem observou o Centro de Saúde Aarão Reis, no bairro de mesmo nome, na região Norte de Belo Horizonte. Neste intervalo, nenhuma pai ou responsável com criança compareceu ao local para a vacinação. 

Funcionários do posto relataram quea procura foi mais alta na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), porém foi mais baixa nesta sexta. Na mesma região, o Centro de Saúde Guarani, no bairro de mesmo nome, também registrou baixa procura pelo imunizante contra a dengue. Entre 14h20 e 15h desta sexta-feira (1), apenas duas crianças, de 10 anos, foram levadas pelas mães ao local para receber a vacina. 

Uma delas foi a dona de casa Luciene Tomé, de 53 anos, que levou a pequena Yasmin para receber a primeira dose. A mulher diz que escolheu a sexta-feira exatamente por pensar que seria um dia com menos movimento. "É importante, para não adoecer. A gente fica mais tranquila como mãe. Dá um alívio. A gente fica muito preocupada com a dengue hemorrágica", explica. 

Apesar de comemorar a proteção da filha, a mulher lamenta o fato de, nesta primeira etapa, só as crianças poderem receber o imunizante. "Poderia ser para todos, principalmente os idosos. Mas já está no caminho certo", opina. 

A pequena Ana Morena, de apenas 10 anos, também foi ao Centro de Saúde Guarani acompanhada da mãe, a técnica de enfermagem Viviane Siqueira da Cruz, de 42 anos. Assim que teve tempo, a mulher levou a filha para receber a primeira dose. 

"É de muita importância para evitar. O número de casos está só aumentando. Com a vacina, a gente tem a chance de diminuir a chance contaminação e não pegar", argumenta. 

Viviane também admite preocupação com a situação da dengue em Belo Horizonte e faz um pedido a outros pais e responsáveis com crianças de 10 e 11 anos de idade.  

"Acho que os pais deveriam trazer as crianças. Tem que haver essa campanha e a gente como pais tem que estar aqui, firme e forte, para trazer as crianças. Os casos estão só crescendo. Está vindo até caso de morte. Lá dentro agora no posto de saúde está bem vazio. Para a vacina da dengue, o movimento está bem ruim", contou a mulher às 14h55 desta sexta-feira. 

Vacinação no fim de semana 

Neste fim de semana, a Prefeitura de Belo Horizonte vai promover um Dia D de combate ao Aedes aegypti. Uma das ações é a vacinação contra a dengue para o público de 10 e 11 anos. Exclusivamente neste sábado (2), das 8h às 17h nove centros de saúde da capital vão aplicar doses da vacina contra a dengue.  

Os imunizantes serão fornecidos nos Centros de Saúde Tirol (Barreiro), Carlos Chagas (Centro-Sul), Vera Cruz (Leste), São Paulo (Nordeste), Santos Anjos (Noroeste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste), São Francisco (Pampulha) e Jardim Europa (Venda Nova). Veja os endereços mais abaixo. 

Para a criança ou adolescente receber o imunizante, é preciso estar acompanhado dos pais ou responsáveis, além de apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço residencial em Belo Horizonte e cartão de vacina. Na segunda-feira (4) os imunizantes estarão disponíveis nos 152 centros de saúde novamente.   

Veja abaixo os endereços de vacinação contra a dengue neste sábado (2):

Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa (Tirol) - Rua Hugo Campos Martins, 22  - Tirol 

Centro de Saúde Carlos Chagas - Avenida Francisco Sales, 1.715 - Santa Efigênia 

Centro de Saúde Vera Cruz - Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa) - Vera Cruz 

Centro de Saúde São Paulo - Rua Aiuruoca, 455 - São Paulo 

Centro de Saúde Santos Anjos - Rua Miosótis, 15B - Caiçara 

Centro de Saúde Aarão Reis - Rua Waldomiro Lobo, 177 - Aarão Reis 

Centro de Saúde Betânia - Rua Canoas, 678 - Betânia 

Centro de Saúde São Francisco - Rua Viana do Castelo, 485 - São Francisco 

Centro de Saúde Jardim Europa - Rua Edimburgo, 140 - Jardim Europa 

Outras ações 

Além da vacinação,  também vão ocorrer neste sábado ações de prevenção em todas as nove regionais de Belo Horizonte. Nas áreas de abrangência do Centro de Saúde São Paulo (Rua Aiuruoca, 455 - São Paulo), na regional Nordeste, a partir das 9h, serão feitos sobrevoos de drone para mapear os locais, diagnosticar os focos e, se preciso, realizar o tratamento. 

Além disso, Agentes de Combate a Endemias (ACE) vão fazer vistorias em residências, com o objetivo de verificar as condições dos ambientes e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.