Colapso

Projeção é que leitos de UTI em Minas se esgotem ainda nesta semana; Estado nega

Governo diz que rede terá mais vagas a partir de amanhã

Por Daniele Franco
Publicado em 22 de junho de 2020 | 21:50
 
 
Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirma que rede terá novos leitos de UTI a partir de amanhã Foto: Cristiane Mattos

Uma projeção publicada pela secretaria na última quinta-feira (18) aponta que, até esta quinta-feira (25), o sistema de saúde no Estado atingirá sua ocupação máxima de leitos de terapia intensiva. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, no entanto, afirmou que a projeção foi feita no início dos trabalhos e foi o que levou a pasta a mudar algumas diretrizes de atuação, incluindo o reforço nas recomendações de isolamento.

Leia também: Leitos de UTI podem se esgotar em Minas Gerais na quinta-feira, estima relatório

De acordo com Amaral, toda a rede está recebendo incrementos no número de leitos e respiradores, com envios para cidades do interior. O secretário ainda lembrou que a intenção da pasta é aparelhar hospitais já existentes antes de voltar a atenção para o Hospital de Campanha, que será fechado após a pandemia. "Precisamos manter a estrutura que temos, e ela sendo aparelhada fica como um legado para a sociedade", declara.

Uma das instituições de saúde que devem receber mais leitos é o Hospital Júlia Kubitschek. A previsão é que na próxima quarta-feira (24) cinco novos leitos de terapia intensiva sejam disponibilizados. Outros 18 devem ser inaugurados em duas semanas.