O Carnaval de Belo Horizonte cresceu bastante nos últimos anos e muitos foliões que gostam da festa, mas não querem ir para lugares muito cheios começam a buscar alternativas de blocos que sejam bons e, ao mesmo tempo, mais vazios. 

Neste ano, são esperadas 5 milhões de pessoas na capital mineira em 520 desfiles com diferentes expectativas de públicos. 

A maior concentração de blocos entre este sábado (22) e a próxima quarta-feira (26) será nas regiões Centro-Sul e Leste da cidade, sendo assim, uma alternativa para quem quer fugir da “muvuca” é procurar blocos que se concentram em outras regiões da cidade. 

Outra estratégia é ver os dias e horários dos blocos que costumam arrastar multidões e, então, checar os blocos que saem no mesmo horário - já que eles podem ficar mais vazios. CLIQUE AQUI e confira a programação completa dos blocos.

Para ajudar o folião que quer fugir das multidões e ainda assim curtir a folia, fizemos uma lista por dias e horários para 'fugir' da muvuca:

Sábado (22)

Pata de leão

Desde 2014 o Pata de Leão desfila pelas ruas de Belo Horizonte levando ao público releituras da música do Maracatu de Baque Virado, Ijexá, Ciranda entre outras sonoridades da cultura brasileira. Sessenta  batuqueiros e suas alfaias, caixas, gonguê, ganzás e agbês e uma ala de dança, formam um bloco cujo cortejo é vibrante e enérgico. Apesar de ser na Savassi, o cortejo acontece no mesmo horário de blocos grandes, então reúne um público menor. 

Serviço:

Endereço de concentração: Rua Pernambuco, 453, Savassi

Dia: 22/02/2020

Horário: 11:00

Bloco Turu Turu 

Bloco Turu Turu é formado por artistas que têm em comum a paixão pela obra musical de Sandy & Junior. Seu repertório conta com músicas que marcaram a trajetória da dupla, trazendo uma releitura carnavalesca dos seus grandes sucessos. Esse é específico para os fãs da dupla, o que já ajuda a reduzir o público. Além disso, por não estar na região central também tende a não arrastar uma multidão. 

Serviço:

Endereço de concentração: Rua Oeste, 618, Calafate

Dia: 22/02/2020

Horário: 14:00

Domingo (23)

Bloco da Esquina

O Bloco da Esquina, criado pelos músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich, surgiu em 2013 com o objetivo de homenagear os 40 anos do movimento Clube da Esquina. O que começou como uma diversão dos músicos foi se transformando e ganhando novos rumos a partir da aceitação do público e crescimento do carnaval de Belo Horizonte. As clássicas canções do Clube ganharam então outra roupagem em ritmos carnavalescos e caíram na folia. Fugindo da região central e sendo também para um público específico ele também tende a ter menos muvuca. 

Serviço:

Endereço de concentração: Rua Jussara, 355, Graça

Dia: 23/02/2020

Horário: 10:00

Bloco Praianus 

O Bloquinho do Praianus surgiu no ano de 2019 com o objetivo de fomentar a região do Barreiro que muitas vezes não atrai tantos foliões como o centro de Belo Horizonte.; O objetivo do bloco é promover a socialização e a cultura através da integração de um público jovem, infantil e ao mesmo tempo da melhor idade, promovendo assim uma festa para todas as idades. A bateria do bloco é composta por integrantes da região. Bastante afastado do centro, o bloco não reúne multidões. 

Endereço de concentração: Avenida Sinfrônio Brochado, 1457, Barreiro de Baixo

Dia: 23/02/2020

Horário: 12:00

Segunda-feira (24)

Bloco Bethânia Custosa

Organizado e gerido pelo Coletivo 1207 é um movimento carnavalesco que homenageia a cantora Maria Bethânia.  Cerca de 25 integrantes fazem parte da bateria tocando instrumentos como surdos, repiniques, malacachetas,agogôs, xequerês, xique- xique e Timbau. No repertório do bloco tocamos clássicos de Bethânia como Carcará em ritmo de baião, Reconvexo em samba regggae além dos sambas, ijexás e marchinhas. O Bloco fará um cortejo no bairro Betânia com sua concentração na rua conhecida como Praia do sapo e percorrerá a Úrsula Paulino até a principal praça do bairro a praça da Amizade. O bloco realiza desde 2015 encontros carnavalescos fora do eixo centro sul de belo horizonte, sempre ligados a causas sociais e ambientais da região.

Serviço:

Endereço de concentração: Rua Ursúla Paulino, 1127, Betânia

Dia: 24/02/2020

Horário: 11:30

Bloco Afro Filhos das Águas

O Bloco surgiu em uma conversa familiar, onde os integrantes já desfilam em outros blocos e escolas de samba de Belo Horizonte. A bateria será composta de 30 integrantes com estilo de música como axé, pagode baiano, sertanejo, funk e samba enredo.O bloco tem um foco familiar também, onde a música e a dança envolvam as pessoas, criando um ambiente feliz cheio de harmonia. É um ótimo bloco para famílias que têm crianças pequenas. Também fora do eixo central. 

Serviço 

Endereço de concentração: Rua Itarare, 462, Concórdia

Dia: 24/02/2020

Horário: 15:00

Terça-feira (25)

Truck do Desejo 

Fundada em 2018 com o objetivo de dar maior visibilidade e protagonismo à cultura lésbica e bissexual, criando um espaço em que mulheres lésbicas e bissexuais possam se sentir seguras para demonstrar sua afetividade e carnavalizar. O repertório é formado por músicas populares brasileiras compostas por ou que se tornaram conhecidas nas vozes de mulheres lésbicas ou bissexuais, tais como Cássia Eller, Mart'nália, Marina Lima, Angela Ro Ro, Gal Costa, Maria Bethânia, Adriana Calcanhotto, Luedji Luna, Ana Carolina, Letrux, Doralyce, dentre outras. Também conta com paródias inéditas feitas pelas integrantes e com um hino. Apesar de estar mais na região Central, esse bloco tem um público segmentado e não costuma reunir multidões. 

Serviço 

Endereço de concentração: Avenida Augusto de Lima, 1222, Barro Preto

Dia: 25/02/2020

Horário: 09:30

Tiozões do Pagode

O bloco se apresenta em Belo Horizonte nas terças de carnaval, levando para o público sucessos do pagode que tocaram nos anos 90, hits da atualidade, além de homenagear figuras consagradas do estilo. O nome veio da nostalgia que o repertório traz, resgatando os pagodes que estouraram nos anos 90, uma década pela qual existe um saudosismo, pois todos têm na memória que foi uma época mais leve para nós, brasileiros. Considerando que quem viveu e curtiu bem os anos 90 já passam dos trinta ou está próximo, o nome Tiozões do Pagode pareceu perfeito para demonstrar, logo de cara, qual é a vibração do bloco. O bloco se apresenta com a harmonia composta por músicos e cantores, suportada pela base da bateria que tem como carro-chefe as alas de surdo e reco-reco.

Serviço 

Local: Rua Mato Grosso, 350, Barro Preto

Dia: 25/02/2020

Horário: 14:00

Quarta-feira (26)

Manjericão

O bloco é um dos que marca a saideira do Carnaval na capital mineira. Ele não fica muito cheio por causa do horário que começa e também porque não divulga antecipadamente o local onde vai desfilar. Geralmente o bloco desfila em trajetos longe do centro. A cor do bloco é o verde e eles saem às 4h20 em alusão a erva da maconha. 

Serviço

Dia: Quarta, 26/02

Horário: 4h20

Endereço: Só divulgam na véspera

Bloco da Saudade 

Bloco fundado em 2015 que tem como ênfase à história do bairro Saudade e de seus moradores, inclusive o vizinho silencioso: o cemitério da Saudade.Um bloco que nasceu a partir de desdobramentos de diversas atividades culturais cinematográficas e de organização civil com o MPM (Movimento Popular da Mulher),além de feiras e festas juninas,realizadas na rua Arcos. A bateria é aberta e inclusiva,sem integrantes fixos ou número de participantes. Além dos músicos instrumentistas o bloco conta com  a participação de um grupo de teatro "Teatro Público" que é nossa comissão de frente,por assim dizer.Com personagens já conhecidos pelos moradores e agora pertencentes ao bairro da Saudade:famoso Zenóbio,o Poeta,o Paiaco, dentre outros.O bloco tem o lema:"Só não vem que já morreu". 

Serviço 

Endereço de concentração: Rua Arcos, 770, Saudade

Dia: 26/02/2020

Horário: 16:00