Protesto

'Queremos luz': Moradores manifestam na BR-381 por falta de energia em bairro

Moradores do bairro Tiradentes, em BH, alegam que estão sem luz desde o sábado (21)

Por Vitor Fórneas
Publicado em 23 de maio de 2022 | 19:54
 
 
Ato aconteceu no começo da noite desta segunda (23) Foto: Reprodução/Redes sociais

A falta de luz desde o último sábado (21) no bairro Tiradentes, na região Nordeste de Belo Horizonte, motivou uma manifestação dos moradores no começo da noite desta segunda-feira (23). A BR-381 foi fechada por eles na altura do km 455 no sentido Vitória. O Corpo de Bombeiros foi mobilizado para atender o chamado.

O auxiliar de operação Caíque Bruno, de 24 anos, comenta que a interrupção do fornecimento de energia elétrica começou no sábado e se estendeu ao longo do dia. “O bairro Tiradentes fica entre o Capitão Eduardo e Beija Flor e desde o final de semana os moradores estão sem luz. Queremos o restabelecimento da energia para todos”, disse.

Segundo Caíque, a luz voltou apenas na Escola Municipal Pérsio Pereira Pinto. A manifestação reuniu de 20 a 25 moradores. “Pneus, pedaços de madeira e papelão foram queimados”. 

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para fazer a limpeza da via e, assim, possibilitar o tráfego dos veículos na rodovia federal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o tráfego estava lento, por volta das 19h45, nos dois sentidos, mesmo após o término do ato.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi procurada pela reportagem e informou que "o desligamento foi causado por uma série de ligações clandestinas encontradas na região, que estavam com fiação desencapada e provocaram um curto-circuito, ocasionando o desligamento da rede".

"Para que os profissionais da Cemig pudessem realizar o atendimento e restabelecer o fornecimento de energia aos clientes devidamente regularizados, como a escola em questão, foi necessário retirar as conexões irregulares de energia existentes no local", diz trecho da nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

Moradores do bairro Tiradentes, na região Nordeste de BH, fizeram manifestação na BR-381 por conta da falta de luz desde o último sábado (21). Pneus, pedaços de madeira e papelão foram queimados. A via já foi liberada. pic.twitter.com/CpcRg1FFYk

— O Tempo (@otempo) May 23, 2022

Nota da Cemig

"A Cemig esclarece que após registrar falta de energia para a Escola Municipal Persio Pereira Pinto, bem como para outros clientes da região do bairro Beija Flor, na região Nordeste de Belo Horizonte, constatou que o desligamento foi causado por uma série de ligações clandestinas encontradas na região, que estavam com fiação desencapada e provocaram um curto-circuito, ocasionando o desligamento da rede da Cemig.

Para que os profissionais da Cemig pudessem realizar o atendimento e restabelecer o fornecimento de energia aos clientes devidamente regularizados, como a escola em questão, foi necessário retirar as conexões irregulares de energia existentes no local. 

A Cemig destaca ainda que - além de possibilitar o restabelecimento da energia aos moradores ligados regularmente e com contrato de prestação do serviço junto à companhia, bem como a continuidade de operação do transformador que atende o local - a ação visou também preservar a segurança dos moradores, uma vez que ligações irregulares apresentam cabos elétricos desencapados e expostos ao tempo, colocando em risco a vida das pessoas".

Matéria atualizada às 20h58