Briga nos tribunais

Recurso tenta derrubar decisão que impede reabertura do comércio em BH

Advogado do deputado Bruno Engler alega que prefeito Alexandre Kalil não tem competência fechar os estabelecimentos da cidade

Ter, 26/01/21 - 10h21
Capital Belo Horizonte permanece em nível máximo de alerta, mas muitas pessoas não cumprem as regras sanitárias | Foto: Alex de Jesus / O Tempo

O fechamento do comércio não essencial de Belo Horizonte ganhou mais um capítulo judicial. Uma ação popular tenta derrubar a decisão que impede a reabertura dos estabelecimentos a partir da próxima sexta-feira (29). Por causa da pandemia, desde o último dia 11 vários setores estão proibidos de funcionar.

O decreto foi contestado pelos advogados do deputado estadual Bruno Engler (PRTB) e, no dia 18, o juiz Wauner Batista, da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, decidiu que o comércio poderia reabrir até o dia 29. Dois dias depois, contudo, a sentença foi derrubada pela desembargadora Áurea Brasil.

Agora, um novo recurso de Agravo Regimental foi impetrado para que a determinação da magistrada seja invalidada. "Nós recorremos da decisão ontem (segunda-feira) e esperamos que o Tribunal de Justiça analise o mais rápido possível", informou o advogado Luiz Márcio Siqueira Júnior. Segundo ele, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) não tem competência para mandar fechar o comércio de BH.

"A decisão do Supremo que dá autonomia para os estados e municípios com relação a pandemia é exclusiva para a área da saúde. Não tem lei que permita ao prefeito fechar o comércio da cidade", alega o jurista.

Conforme ele, o fechamento dos estabelecimentos não essencial está provocando danos ao erário e ao patrimônio público com a perda de arrecadação. "Empresas estão quebrando e milhares estão ficando sem emprego", justifica.

Procurada pela reportagem de O Tempo, o Tribunal de Justiça não deu prazo de quando o recurso será julgado. A PBH, por sua vez, disse que não vai se manifestar já que não tem nenhuma decisão sobre o caso.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.