Um ônibus da linha metropolitana 1021 foi incendiado no final da noite dessa quinta-feira (9) no bairro San Genaro, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. A ação foi cometida por um trio, que deu sinal de parada ao coletivo, entrou no ônibus, mandou que todos descessem, jogou gasolina e ateou o fogo.
Durante a ação, os homens teriam dito à motorista, de 36 anos, que a "favela estava lombrada".
Enquanto pegava fogo, o ônibus desceu desgovernado pela rua Maria de Matos Libanio e bateu contra o muro de um imóvel que tinha duas senhoras no momento. Uma mulher de 56 anos e outra de 83 anos ficaram retidas na casa e precisaram ser socorridas pela polícia. O local fica a cerca de 10 metros de um depósito de gás.
A motorista do coletivo foi encontrada pela polícia "muito abalada, com o cabelo levemente queimado e sentada no passeio a 100 metros do ônibus". Ela disse aos militares que levava cerca de 15 passageiros, quando três homens deram o sinal. Quando ela parou, o trio colocou um capuz e um deles pegou um galão de gasolina. Eles já entraram ordenando que todos descessem e que incendiariam o veículo porque "a favela está lombrada". Todos fugiram a pé em rumo ignorado.
As chamas consumiram também praticamente todo o dinheiro arrecadado nas viagens. A motorista só conseguiu salvar R$ 116.
A polícia não encontrou nenhum passageiro para dar a versão do fato. A carcaça do ônibus foi retirada pelo gerente da empresa.
O Corpo de Bombeiros debelou as chamas e aplicou serragem na via após derramamento de óleo.