Apesar do feriado de 1° de maio, Dia do Trabalhador, o movimento não era grande na rodoviária de Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira. Isso porque desde o início da pandemia do novo coronavírus, a operação no terminal foi reduzida para conter o avanço da doença.
A empregada doméstica Adele Cardoso, 42, está desempregada e, apesar da pandemia de coronavírus, aproveitou o feriado de 1º de maio para ir a Conselheiro Lafaiete, na região central de Minas Gerais. "Eu vou visitar meus quatro filhos que moram lá e que não vejo já há algum tempo".
O casal de namorados Leize Batista, 19, e Luiz Alberto Viana, 20, também decidiram viajar para Conselheiro Lafaiete. O objetivo é visitar a avó de Viana. "A gente fica preocupado, pensou em não ir porque ela já é idosa, mas depois acabamos decidindo viajar".
Já a auxiliar de serviços gerais Maria Aparecida Ferreira, 57, estava esperando um ônibus para Bonfim, na região central de Minas. Ela está indo visitar o marido que tem passado a quarentena na cidade. "Ele está ficando direto lá porque já tem mais de 60 anos e nós temos um terreno lá com algumas criações. Então, ele fica lá para cuidar dos animais e também porque lá é mais seguro".
Questionada se não tem medo de viajar em função do risco de contaminação, Maria Aparecida diz: "Eu tenho, tenho muito medo, mas preciso ir".
Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em função da pandemia, a rodoviária opera com redução de 82% no número de suas partidas programadas e de 83% para as chegadas. Quanto à movimentação de passageiros, o Terminal registra, atualmente, queda de 90% no número de embarques e de 91% no de desembarques, comparado com a média de um dia normal.
No entanto, em função do feriado Dia do Trabalhador, a expectativa é de sejam realizadas 114 partidas em média, diariamente, entre a última quarta-feira (4) e o dia 4 de maio, com previsão de 1.050 passageiros embarcando diariamente. Já em relação às chegadas, a expectativa é de que 106 ônibus cheguem ao terminal todos os dias, com 1.010 passageiros desembarcando diariamente nesse período.