McDia Feliz

Sanduíche por uma boa causa

Verba obtida com a venda de Big Macs amanhã será doado para ajudar crianças com câncer

Por Ana Paula Pedrosa
Publicado em 30 de agosto de 2013 | 03:00
 
 

Desde o ano passado, a enfermaria da oncologia pediátrica da Santa Casa de Belo Horizonte tem mobiliário novo, equipamentos mais modernos, sala com brinquedos e paredes pintadas com cores alegres e personagens infantis. “A enfermaria é o cartão de visita da pediatria da Santa Casa”, diz um animado oncopediatra Eduardo Nascimento, diretor da unidade,que leva o nome dele.


A maior diferença, porém, aparece nos resultados do tratamento: depois da reforma, o controle de infecções melhorou em 70%. “O grande flagelo numa oncologia pediátrica é a infecção contagiosa e ela está bem controlada”, diz o médico . A unidade atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A reforma e os benefícios aos pequenos pacientes são fruto de recursos obtidos com a campanha McDia Feliz, realizada pelo Instituto Ronald McDonald. Foram aplicados na unidade cerca de R$ 500 mil arrecadados nas campanhas de 2009 e 2010. O McDia Feliz destina, uma vez por ano, o recurso da venda do sanduíche Big Mac para instituições que trabalham no apoio e tratamento do câncer infantil em todo o país.

Neste ano, a campanha acontece amanhã e o dinheiro será destinado à Fundação Sara Albuquerque Costa, que acolhe e assiste crianças e adolescentes com câncer. Os pacientes acolhidos na casa moram no interior e estão em Belo Horizonte para fazer o tratamento. Eles e seus acompanhantes, normalmente as mães, podem morar na casa pelo tempo necessário para o tratamento e recebem toda assistência, como acompanhamento social, dieta balanceada e transporte para consultas e exames sem pagar nada.

O dinheiro arrecadado com a venda de Big Macs será usado para estruturar a Escola Viva, projeto que visa a manter o vínculo das crianças e jovens com o ambiente escolar. A coordenadora da campanha do McDia em Belo Horizonte, Leonídia Rodrigues, explica que é preciso ter professores na Escola Viva que possam entrar em contato com as escolas de origem dos pequenos para que eles possam dar continuidade aos estudos. “Já tivemos casos de jovens que se curam, estão em idade de fazer vestibular, escolher uma profissão, e não sabem o que fazer, porque passaram anos pensando só em se curar. Temos que ajudá-los também a pensar no depois da cura”, diz.

O McDia Feliz acontece amanhã em todos os McDonald´s do Brasil.