O tempo permanecerá seco e quente ao longo de toda a semana na capital mineira e nos municípios da região metropolitana. Com a expectativa de temperaturas que ultrapassem os 30°C, a umidade relativa do ar também ficará no limite com cerca de 30%, já considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

6h50 - Nesta segunda-feira (14) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima foi de 17°C, a máxima estimada é de 33°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 20% à tarde. Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh pic.twitter.com/chE3f9fMCe

— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) October 14, 2019

Assim, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda que moradores estejam atentos à própria hidratação no decorrer do dia, principalmente nas horas mais quentes da tarde, e evitem atividades físicas com exposição direta ao sol. "O céu ficará mais claro a semana inteira, e a temperatura acima de 30°C. A sensação de tempo seco é mais forte até terça-feira (15), quando a umidade pode ficar abaixo de 30%", comenta Dayan Carvalho, meteorologista do órgão. Não à toa, o órgão emitiu nesse domingo (13) um alerta de baixa umidade do ar, válido até 18h desta segunda-feira (14). 

10h36 - A massa de ar seco e quente provoca baixos índices de umidade relativa do ar, inferiores a 30%, no período da tarde. Alerta válido até às 18h de segunda-feira (14). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG @TransitoBH pic.twitter.com/ki4ekqynrf

— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) October 13, 2019

O sistema atmosférico permanece assim apesar do avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil. "Mais para o final de semana, teremos pancadas de chuva isoladas na região Sul de Minas, em decorrência dessa frente que provoca precipitações, agora, na divisa do Paraná com Santa Catarina. Em BH e na região metropolitana mesmo, o tempo ficará estável", explica. 

Chuva só no fim do mês

A segunda metade do mês de outubro será marcada por chuvas constantes e um pouco mais intensas entre os dias 19 e 27 de outubro. "É uma tendência interessante para os próximos dez dias. Como é uma previsão para médio prazo, pode ser que ela ocorra um ou dois dias depois do início esperado. Temos que acompanhar os próximos dias para perceber como a atmosfera se desenhará", esclarece. 

Dia do meteorologista

Nesta segunda-feira (14), comemora-se o "Dia do Meteorologista", segundo a Sociedade Brasileira de Meteorologia. A data foi escolhida porque, neste exato dia há 39 anos, foi promulgada a lei que regulamentou a profissão. Em 23 de março, também é celebrado o "Dia Meteorológico Mundial".