Entenda

Sexta-feira da Paixão: saiba o que é celebrado e se o ponto é facultativo

Para os cristão, o data é marcada por silêncio, jejum e oração em reverência ao sacrifício de Cristo

Por Maria Irenilda
Publicado em 29 de março de 2024 | 06:32
 
 
Eventos religiosos atraem uma multidão de turistas para as cidades históricas mineiras Foto: Divulgação / P.M. de Congonhas

A Sexta-feira Santa, ou da Paixão, é um feriado nacional. Os católicos relembram hoje a crucificação e morte de Jesus. Para os cristão, a data é marcada por silêncio, jejum e oração em reverência ao sacrifício de Cristo.

A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo com cinco dias importantes para a fé cristã: Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.

O ponto é facultativo?

De todas as comemorações da Semana Santa, somente a Sexta-feira Santa é feriado nacional. Hoje, o ponto, portanto, não é facultativo. A diferença entre feriado e ponto facultativo está na obrigatoriedade ou não de folga aos funcionários.

No ponto facultativo, o empregador pode decidir se dará ou não o dia de folga aos seus colaboradores. Já nos feriados, é orientado por lei a dispensa de serviço nestes dias. Caso o empregado seja escalado para trabalhar no feriado, terá direito de receber folga compensatória ou pagamento em dobro pelo dia trabalhado.