Região metropolitana

Sirene de mineradora toca por engano e assusta moradores de Santa Bárbara

A Defesa Civil alertou que não nenhum risco de rompimento de barragem

Por Natália Oliveira
Publicado em 26 de julho de 2019 | 16:10
 
 
Santa Bárbara Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

Pela segunda vez, as sirenes da mineradora AngloGold Ashanti tocaram por engano na cidade de Santa Bárbara, na região Central de Minas, nesta sexta-feira (26), assustando os moradores. 

Segundo a empresa, uma das nove sirenes da barragem Córrego do Sítio (CDS), próxima às comunidades de Barra Feliz e Carrapato, tocou durante o procedimento de manutenção preventiva dos equipamentos. 

A cidade pode ser afetada em caso de rompimento da barragem Sul Superior da mineradora Vale, em Barão de Cocais e por isso está em estado de atenção. 

De acordo com o coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, era feito um teste na cidade, quando a sirene acabou tocando de forma errada e assustando os moradores. A Polícia Militar foi acionada para tranquilizar os habitantes da cidade de que não havia nenhum risco. 

"A empresa deslocou equipe aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades. Além disso, entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido. Paralelamente, os motivos do acionamento incorreto das sirenes estão sendo apurados. O sistema já foi normalizado", informou a empresa. 

Essa é a segunda vez que a sirene toca de forma errada durante testes. Na primeira vez, em 25 de maio, a empresa afirmou que realizava uma preparação preventiva no sistema de emergência quando a sirene tocou de forma inesperada. 

"A AngloGold Ashanti lamenta pelo acionamento equivocado do sistema de emergência e pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos. A empresa reafirma seu compromisso junto à comunidade de sempre estar à disposição para colaborar", concluiu a empresa por nota.