AUDIÊNCIA

Suplementares podem ganhar três novas linhas a partir de setembro

Motoristas dos veículos, os antigos perueiros, lotaram a audiência que aconteceu nesta sexta para definir os termos do edital

Por LUCIENE CÂMARA/ JULIANA BAETA
Publicado em 13 de fevereiro de 2015 | 12:34
 
 
Itinerário da linha S92 BHTRANS

Depois de cerca de 15 anos de contratos e prorrogações em relação aos antigos perueiros que assumiram os ônibus suplementares em Belo Horizonte, a BHTrans realizou uma audiência pública nesta sexta-feira (13) junto a categoria para definir os termos do edital de licitação do serviço, que deve ser publicado em um prazo mínimo de 15 dias.

O contrato vence em agosto deste ano, e a previsão é que os permissionários dos suplementares assumam o serviço dentro das novas configurações estabelecidas pelo edital, a partir do dia 1° de setembro deste ano. 

No novo edital, deve constar o número de 300 permissionários. Ou seja, será mantida a mesma quantidade de permissões contratadas em 2001/2002 quando o serviço foi regularizado. Segundo a BHTrans, a empresa fez estudos que mostram que este número é ideal para manter o equilíbrio financeiro do serviço. Atualmente, o sistema trabalha com 282 ônibus.

Uma ampliação expressiva no número dos veículos é uma reivindicação antiga da categoria. "Durante todo esse tempo de implementação do serviço, nós já propomos a ampliação dessas linhas. Tem demanda pra isso, tem regiões que ainda não são cobertas pelo transporte público”, diz o presidente do Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte Suplementar de Passageiros (Sindpautras), Maurício dos Reis.

O número de linhas deve aumentar, embora também de forma inexpressiva, já que passaria das atuais 24 para 25 linhas. Para isso, duas linhas serão extintas e outras três serão criadas. São elas: S11 Cruzeiro/ Gutierrez, S58 Estação São José/ Vilarinho e S92 Esplanada/ Buritis.

Na licitação, os permissionários serão escolhidos pelos critérios de tempo de experiência e tempo de uso do veículo. Ou seja, quanto mais experiência como motorista e mais novo for o veículo, mais chance o concorrente terá de ganhar a licitação.

Outro critério que será considerado é o histórico de multas do condutor. Se ele tiver alguma multa grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, ele perderá um ponto na concorrência.

A possibilidade de os suplementares serem integrados fisicamente ao sistema do Move foi descartada pela BHTrans, que disse que isso não acontecerá por causa dos padrões do micro-ônibus. 

Confira os itinerários dos suplementares:

 

FOTO: BHTRANS
Rede de linhas
FOTO: BHTRANS
Linhas por rede de serviço

Confira como fica a distribuição das novas linhas:

FOTO: BHTRANS
Distribuição das novas linhas