Cansados de terem que lidar com usuários de drogas em frente às suas casas, os moradores de Juiz de Fora, na Zona da Mata, escreveram um recado em uma tábua e pregaram no chão da cidade: "Turma da maconha, porta da casa dos outros não é lugar de usar drogas, respeitem. Respeitem. Respeitem". Com o intuito de dar fim ao problema da população, a Polícia Civil deflagrou, entre a noite desta nesta segunda-feira (2) e a madrugada desta terça-feira (3), a operação “Torre 129” e prendeu 10 suspeitos de tráfico de drogas, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. 

De acordo com o delegado Rafael Gomes, os suspeitos estavam incomodando muito a população que chegou a escrever o recado e pregar em uma área de mata da cidade. “Os policiais civis apuraram a participação dos suspeitos em um esquema de vendas de drogas que vinha incomodando as pessoas de bem da localidade. Durante as investigações, foram obtidas as provas necessárias que comprovaram a participação de cada um dos investigados e suas atribuições no esquema criminoso”, informou o delegado. 

Segundo ele, as investigações tiveram início em fevereiro deste ano pela Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico. Foram presos seis traficantes e quatro usuários de drogas com idades entre 24 e 56 anos. Com o grupo, foram apreeendidos: três veículos, 92 pedras de crack, 11 buchas grandes de cocaína, R$ 390, um drone utilizado para monitorar a ação da polícia e vasto material para embalar drogas. 

“Tratou-se de uma investigação de sete meses na qual a equipe de investigadores obteve êxito em delinear a participação de cada um dos associados para a prática do tráfico de drogas e que nesta data foi operacionalizada com a obtenção da materialidade necessária às investigações”, conclui o delegado. O nome da operação se refere ao local onde se dava o tráfico e consumo de drogas conhecido como “Torre” e o número de pessoas presas neste ano pela Delegacia de Combate ao Narcotráfico – 129.