ensino superior

UFMG é a mais procurada pelos estudantes inscritos no Sisu

Minas Gerais aparece no topo da lista com mais inscrições no Sisu; lista dos aprovados foi divulgada nesta segunda-feira (15) pelo MEC

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 15 de junho de 2015 | 16:50
 
 
UFMG é a instituição mais procurada pelos estudantes inscritos no Sisu DENILTON DIAS / O TEMPO

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece no topo da lista das instituições mais procuradas pelos estudantes que se candidataram a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Só a UFMG contabilizou 176.285 inscrições para 2.174 vagas. Logo atrás, estão as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), com 139.406, e do Maranhão (UFMA), com 136.480. O curso de medicina, com 185.818 pedidos, lidera o interesse, seguido de direito (128.929) e administração (95.272).

Segundo o pro-reitor de Graduação da UFMG, Ricardo Takahashi, o aumento na procura de vagas oferecidas na Universidade mineira pode estar relacionado com a consolidação da instituição no Sisu. Já que esta é a segunda vez que a UFMG participa do processo unificado. Em 2015, a proporção foi de 64 candidatos por vaga, enquanto que no ano passado eram 45 concorrendo.

Assim, o número de estudantes interessados em acessar o ensino superior cresce cada vez mais, mas a restrição na quantidade de vagas ofertadas mostra uma deficiência do sistema em conseguir atender à todos. "O Brasil ainda está longe de ter o número de vagas disponíveis para atender a toda a demanda. A proporção de jovens que têm acesso a universidade equivale a 20% do total. Para atender a toda demanda seria necessário multiplicar por cinco o número de vagas. Isso considerando que todos os jovens tivessem interesse de entrar na universidade", afirma Takahashi.

Uma das alternativas para tentar mudar esse quadro é o desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE). O acordo em vigor desde 2014 prevê que até 2024 sejam criadas uma quantidade de vagas que atenda pelos menos 50% da demanda.

Por outro lado, a criação de vagas torna urgente uma melhor estruturação da universidade para receber os novos estudantes. No caso da UFMG,  desde o último Sisu, observa-se que mais pessoas de fora de Belo Horizonte buscam uma vaga na universidade. "Isso está na nossa pauta de preocupações. Estamos buscando formas de ampliação", relata o pro-reitor de Graduação.

A UFMG oferece aos estudantes de baixa renda auxílo moradia em forma de bolsa ou vaga na moradia universitária. "O estudante de baixa renda tem o direito a uma vaga na moradia e a receber uma bolsa moradia. Isso está na ordem da demanda", explica Takahashi.

No caso da moradia universitária, o pro-reitor afirma que um terceiro prédio está sendo construído, próximo da Universidade. Hoje, existem duas residências universitárias para atender a demanda de estudantes de fora. Elas estão localizadas na  av. Fleming, no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha.

De acordo com o pro-reitor, a manutenção dessa moradia e o fornecimento de bolsas aos alunos são garantidos através de recursos disponibilizados pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A Fundação Mendes Pimentel (Fump) é a responsável por fazer a distribuição desse recurso dentro da Universidade. Para isso, são feitos cadastros dos estudantes e análises socioeconômicas.

Estado com mais inscritos

Minas Gerais é o Estado mais procurado pelos estudantes, contabilizando 435.055 inscrições. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (376.024) e a Bahia (210.349), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. 

Perfil dos candidatos

O número de mulheres interessadas em uma vaga no ensino superior somam 57% dos inscritos deste ano na segunda edição do Sisu. A faixa etária de 60% dos candidatos está entre 18 e 24 anos.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou 1.192.622 inscritos nesta segunda edição de 2015. Como cada estudante pôde fazer até duas opções de curso pelo sistema on-line, foram registradas 2.302.722 inscrições.

Aprovados

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (15) a lista dos aprovados no Sisu. Para conferir o resultado acesse o site AQUI.

Os candidatos que conseguiram a aprovação podem realizar a matrícula entre os dias 19, 22 e 23 próximos. O prazo para manifestar interesse em integrar a lista de espera termina no dia 26. A convocação, pelas instituições, dos candidatos da lista de espera está prevista para ocorrer a partir de 2 de julho.

Atualizada às 21h26