Doze mortos

Van envolvida em acidente na BR-365 não tinha autorização para realizar viagem

De acordo com o DER a van estava com o cadastro para fretamento de viagens vencido desde o último dia 30 de junho

Por Natália Oliveira
Publicado em 23 de setembro de 2020 | 17:47
 
 
Van ficou completamente destruída Foto: Divulgação/PRF

A van que se envolveu em um acidente com um caminhão na BR-365, no último domingo (20), não tinha Autorização para Transporte Fretado (ATF) e realizava a viagem de forma clandestina. O acidente ocorreu próximo à Curva dos Moreiras, entre as cidades Patos de Minas e Varjão de Minas, no Alto Paranaíba. O motorista da van, o condutor do caminhão e outras dez pessoas morreram na batida. 

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a van estava com o cadastro vencido desde o último dia 30 de junho e, por isso, não poderia fazer a viagem. "O Departamento realiza fiscalizações em todo o estado para combater esse tipo de transporte ilegal de forma rotineira, ostensiva, em locais e horários aleatórios para que possa surpreender os infratores", informou o DER. 

A van foi fretada para levar 11 pessoas do Norte de Minas para trabalharem em lavouras de Patrocínio, no Alto Paranaíba.  Na data do acidente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) explicou que havia um incêndio na vegetação a beira da rodovia e que uma árvore caiu na BR. O motorista da van entrou na contramão para desviar da planta, porém, um caminhão estava vindo na mão correta da via e houve a colisão frontal. É possível que a visibilidade dos veículos tenha sido afetada pela fumaça.

Na van tinham 11 pessoas e no caminhão somente o motorista, apenas um passageiro do veículo menor sobreviveu ao acidente. Mário Teixeira Xavier, de 26 anos, está internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas. Ele teve ferimentos no abdômen, na cabeça e no joelho e está grave, porém estável.