Fingindo costume

Copa do Mundo: Austrália chega ao quinto Mundial seguido como 'azarão'

País vê futebol evoluir, mas perde referência após aposentadoria de Tim Cahill

Por Pedro Abílio
Publicado em 13 de novembro de 2023 | 21:02
 
 
Lista de convocados da Austrália, de Graham Arnold Football Australian - Divulgação

Ao quinto mundial consecutivo, a seleção australiana tenta se consolidar no cenário internacional. Desde a migração da Federação da Oceania para a asiática, o país ganha em competitividade, mas ainda está distante tecnicamente de chegar com algum destaque.

Tanto que não conseguiu atrair Christian Volpato, meia-atacante de 18 anos que defende a Roma. Chamado pelo técnico Graham Arnold, Volpato optou por continuar trilhando os caminhos da naturalização italiana, já que passou a defender as seleções de base da Itália no último ano.

Os Soceroos carecem de uma referência, especialmente após a aposentadoria de Tim Cahill, líder da Austrália até a Copa da Rússia, em 2018.

A seleção esteve em alta nos noticiários semanas antes do mundial, quando o técnico Graham Arnold anunciou a lista de convocados sem Trent Sainsbury, casado com a filha do próprio treinador. O zagueiro de 30 anos foi recentemente contratado pelo Al Wkrah, do Catar, e o sogro-treinador achou que o jogador não vinha de bom momento.

Histórico na Copa do Mundo:

Oitavas de Final (2006)
Eliminada na Primeira Fase (1974, 2010, 2014 e 2018)

Como foi no período entre as Copas:

Menos de um ano depois de cair na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, a Austrália chegou às quartas de final da Copa da Ásia, sendo eliminada pelos anfitriões dos Emirados Árabes Unidos. De lá para cá, disputou poucos amistosos e concentrou forças na disputa das eliminatórias, onde se garantiu com classificação dramática após duas repescagens.

Destaque:

Aaron Mooy (volante do Celtic)

Time-base:

Ryan, Atkinson, Rowles e Behic; Mooy, Irvine e Hroustic; Boyle, Leckie e Duke. Técnico: Graham Arnold

Campanha nas eliminatórias:

Apesar de ser um país da Oceania, disputa as eliminatórias asiáticas desde 2007. Para chegar ao Catar, a Austrália ficou na terceira posição do Grupo B, atrás de Arábia Saudita e Japão, que se classificaram de forma direta.

Na repescagem continental, a Austrália venceu a Arábia Saudita por 2 a 1. Já na repescagem mundial, os Socceroos passaram no sufoco pela seleção do Peru. Depois de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, os australianos substituíram o goleiro Ryan por Redmayne, pensando na disputa por pênaltis.

Redmayne pulava sobre a linha do gol de um lado para o outro tentando desconcentrar seus adversários. E conseguiu. Ele defendeu o pênalti cobrado por Varela e a Austrália venceu por 5 a 4, avançando ao Mundial.

Jogos em Copas do Mundo contra os rivais do Grupo:

França (1 a 2, em 2018)

Dinamarca (1 a 1, em 2018)