O Brasil ultrapassou a Suécia e é agora o país com o maior número de casos ativos da Covid-19 por milhão de habitantes. A informação foi compartilhada nesta sexta-feira (29), via Twitter, pelo renomado epidemiologista e cientista em saúde pública Eric Feigl-Ding, da Universidade Harvard.
Feigl-Ding divulgou na rede social um gráfico, segundo ele, feito pela Universidade Johns Hopkins, que tem sido referência mundial nas estatísticas sobre a pandemia do novo coronavírus.
ACTIVE CASES: Brazil 🇧🇷 now has topped Sweden and rest of the world in most number of cases per capita. Spain epidemic still rising and now has passed US. Sweden still not declining much. #covid19 pic.twitter.com/4JgCZ48Xs9
— Eric Feigl-Ding (@DrEricDing) May 29, 2020A planilha mostra a proporção de casos da Covid-19 por milhão de pessoas versus a quantidade de dias desde a confirmação do centéssimo caso em cada país. A curva mostra a evolução dos últimos sete dias.
Com uma média de 46,9 novos casos/milhão de habitante, o Brasil passou a Suécia, que registrou na última semana média de 44,7 casos/milhão de habitante.
Triplo da média dos EUA
Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, onde há o maior número de casos confirmados e de mortes da doença no mundo, a média foi de 15,6 casos/milhão de habitantes, menor que o observado na Espanha, por exemplo, que anotou média de 17,4 novos casos/milhão de pessoas.
“O Brasil agora superou a Suécia e o resto do mundo na maioria dos casos per capita (da Covid-19). A epidemia ainda está crescendo na Espanha e agora passou os Estados Unidos. A Suécia ainda não está decaindo muito”, analisou o epidemiologista pela rede social.