Com a ascensão dos casos do novo coronavírus no Brasil na última semana, a Sempre Editora intensificou a cobertura jornalística sobre o tema. Abaixo, confira o conteúdo que mais chamou atenção dos leitores nos últimos dias. Leia a seleção e continue acompanhando nossa cobertura completa aqui e aqui.
O dia em que BH parou
Os repórteres Danielle Franco e Ramon Bitencourt foram às ruas na sexta-feira (20) e mostraram o primeiro dia em que passou a valer a determinação do prefeito Alexandre Kalil (PSD) para fechar locais com possibilidades de aglomeração; confira as fotos e vídeo neste link.
Teste mostra efeito de hidroxicloroquina contra coronavírus; Anvisa pede cautela
Em meio à guerra contra a proliferação do coronavírus pelo mundo, um medicamento entrou em evidência após estudo liderado pelo pesquisador francês Didier Raoult, da Universidade de Aix-Marselha, na França; entenda melhor aqui.
Zema suspende aulas nas escolas por tempo indeterminado
"Estou empenhado em garantir que medidas de prevenção combatam a proliferação do coronavírus em Minas. Suspendi as aulas presenciais em toda a rede estadual de ensino, por tempo indeterminado", disse o governador de Minas Gerais na última quinta-feira. Os detalhes aqui.
Bolsonaro edita MP que garante à União competência sobre fechamento de rodovias
Na sexta-feira (20), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, determinou a proibição do transporte terrestre interestadual coletivo de passageiros no Estado, mas no sábado (21), o presidente do Brasil assinou medida provisória "deixando claro ser de competência federal, observando critérios técnicos e responsáveis, a definição sobre fechamento, ou não, de aeroportos, rodovias e estradas federais". Entenda aqui.
Sem política de contenção, coronavírus pode matar 65 mil pessoas em BH
Na melhor das hipóteses, haverá cerca de 2.500 casos da doença e, no máximo, 57 óbitos na capital. Os dados estão em um estudo preliminar – ainda não revisado por outros cientistas – assinado pelo infectologista e membro do comitê especial criado pela Prefeitura de Belo Horizonte para coordenar ações contra a pandemia do coronavírus, Carlos Starling, e pelo doutor em bioengenharia Bráulio Couto. Entenda aqui.
Governo anuncia fechamento de estabelecimentos comerciais de Minas
Na sexta-feira, Minas Gerais entrou em estado de calamidade pública e passou a adotar medidas mais duras com o fechamento de estabelecimentos comerciais, com exceção dos considerados essenciais, em todos 853 municípios mineiros. Antes, prefeitos já estavam tomando iniciativas similares de forma autônoma. Leia mais aqui.
Cerca de 1.500 presos começam a ser 'soltos' em Ribeirão das Neves
Detentos dos regimes aberto e semiaberto, além dos integrantes de grupo de risco, poderão cumprir pena em prisão domiciliar para evitar a contaminação pelo novo coronavírus; entenda aqui.
Vítimas de coronavírus na Itália enfrentam a morte sem direito a funerais
Decreto da quarentena no país proibiu cerimônias civis e religiosas, o que vem causando sofrimento às famílias; necrotérios de hospitais estão lotados. Leia mais.
Governador de Minas não garante pontualidade no pagamento dos salários
Na quarta-feira (18), Zema explicou que a arrecadação do Estado deve cair R$ 530 milhões em 2020 como reflexo da pandemia do coronavírus e não pode garantir que o funcionalismo do Estado vai continuar recebendo da maneira atual; veja a reportagem.
Número de casos confirmados em Mnias chega a 55 nesse sábado (último balanço)
Na tarde desse sábado (21), número confirmado de casos de coronavírus em MG chegou a 55, sendo 30 em Belo Horizonte. Leia aqui.
Extra
Na noite desse sábado, 319 cidades de Minas tinha casos suspeitos; veja quais aqui.