O novo coronavírus tem obrigado empresários de diversos segmentos a fecharem as portas por tempo indeterminado. Mas, para evitar que a interrupção se torne definitiva, a venda de vouchers para uso futuro tem sido a aposta de muitos para sobreviver à crise.


Dona de uma clínica de estética, a empresária Adriana Vitalino apostou em descontos para ter dinheiro em caixa e garantir que o negócio se mantivesse no mercado. “Ofereci 30% de desconto em todos os tratamentos e estipulei que o voucher seja usado até o dia 30 de dezembro. Além disso, tenho mantido a conexão via redes sociais, reforcei meu marketing e, quando dá, faço atendimento online”, conta.

 
A sala onde ela realiza massagens, terapias e tratamentos estéticos está fechada, entretanto as despesas para manter o local permanecem ativas. “Estou tentando pensar em coisas para que consiga fazer meu negócio girar. As contas continuam, né? É uma forma de amenizar os efeitos da pandemia”, revela.

A estratégia do empresário Rafael Marra Magalhães foi semelhante. Ele, que é dono de uma cervejaria no bairro Prado, na região Oeste da Capital, tem oferecido aos clientes cupons com descontos. “Lançamos dois vouchers: um no valor de R$ 75, mas que o cliente paga R$ 50, e outro de R$ 50, que custa R$ 35. Foi o modo que encontramos para ter dinheiro agora e garantir que as pessoas, quando tudo passar, voltem ao estabelecimento. Tentamos desburocratizar ao máximo, por isso não colocamos um prazo de validade nem consumo mínimo,” declarou.

Garantir o fluxo de caixa ativo é a maior vantagem desse tipo de ação. “O cliente aporta um dinheiro para o consumo futuro, gera dinheiro em caixa e ajuda a empresa a sobreviver”, afirma o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fernando Cardoso. “Um ponto importante deste momento é a economia colaborativa, quando o cliente ajuda o estabelecimento”, diz.

Também foi pensando de forma colaborativa que o empresário Lucas Skrepchuk, dono de uma pousada na serra do Cipó, no distrito de Santana do Riacho, na região Central de Minas, resolveu pensar em alternativas para manter não só o próprio negócio, como o de todos os outros empresários da região. “A maioria aqui é pequeno empresário, e muitos estão quebrando. Acho que precisamos ser criativos e usar a tecnologia que temos disponível: a internet”, afirma. 

Skrepchuk projetou um site de descontos com anúncios dos empresários locais. Na plataforma, empresas oferecem produtos e serviços com descontos, e os clientes podem escolher quando usar. “Idealizei um projeto que busca conectar pequenos e grandes empresários ou até mesmo serviços terceirizados ao cliente final, seja nativo ou turista”, afirmou.

Viagem

O preço baixo de uma viagem para a Disney, nos Estados Unidos, despertou o interesse do gerente comercial Marcelo Starling d’Assunção, 32. Ainda mais porque a data poderia ser escolhida mais para frente e o contrato seria feito pela internet. “Já fiz viagens com essa empresa e pesquisei muito antes de comprar. Não vi reclamações nem pontuações negativas”, disse.


Assunção está confiante e animado com a viagem, que poderá acontecer entre março e novembro do ano que vem. “Recebi a confirmação da compra com formulário para preencher com as datas de interesse, nomes dos passageiros e CPFs. Agora, eles vão me procurar para entregar as passagens e as confirmações do hotel”, disse.

Apesar do preço atrativo, o coordenador geral do Procon da Assembleia Legislativa de Minas, Marcelo Barbosa, faz um alerta. “Esse tipo de compra está condicionado ao futuro, que é incerto, já que não sabemos quando a pandemia vai acabar. O cliente deve sempre pedir o contrato assinado ou imprimi-lo quando a venda for realizada pela internet”, diz.

Caso haja algum problema até lá, o advogado orienta: “Os artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor preveem que o cliente exija o cumprimento obrigatório do serviço, ou a substituição por outro produto ou serviço oferecido pelo fornecedor, ou, então, a rescisão do contrato com a devolução integral do valor pago com correção monetária”, orientou.

Encontre-os

Adriana Vitalino: Art Day Spa (31 97563-3165)
Rafael Marra: Mr Hoppy (@mrhoppybhprado)
Lucas Skrepchuk: Mava Cupons (mavacupons.com.br)