Belo Horizonte dispõe atualmente de 220 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados ou com suspeita de coronavírus na rede pública de saúde. Destes, cerca de 47% estão ocupados atualmente, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (19).
O número é um pouco maior que o de uma semana atrás, quando 44% dos leitos estavam sendo utilizados. A taxa aumentou mesmo com um encremento de seis leitos disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesse tempo.
Em relação aos leitos de UTI que são destinados a enfermos que apresentaram resultado negativo para coronavírus, a taxa de ocupação também aumentou. Antes eram 692 unidades, das quais 84% estavam sendo utilizadas. Agora, dos 709 leitos desse tipo, 87% estão ocupados.
Ao todo, a capital possui 929 leitos de UTI, e a média geral de ocupação gira em torno de 78%, segundo a pasta.
Enfermaria
Sobre os leitos de enfermaria para pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus, BH dispõe de 640 unidades, das quais aproximadamente 33% já estão sendo utilizadas neste momento. Esse número diminuiu se comparado ao da semana passada - eram 524 leitos, com uma taxa de ocupação de 42%.
Já em relação aos leitos de enfermaria destinados a pacientes que não têm coronavírus, a capital possui 3.778 unidades, dos quais 73% estão sendo utilizados atualmente. Essa dado teve um aumento, porém, a quantidade de leitos diminuiu - eram 3.925 na semana passada e 69% não estavam vagos.
Ao todo, Belo Horizonte tem 4.418 leitos de enfermaria, dos quais 67% estavam ocupados até a última atualização da PBH nesta terça-feira. Capital ainda é a cidade com mais casos e mais mortes. São 1.216 confirmações da doença e 33 óbitos.
Minas Gerais
No Estado, em geral, a taxa de ocupação dos leitos teve um leve aumento em relação há uma semana. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), no momento são 185 pacientes internados em leitos de UTI em decorrência da Covid-19 ou por suspeita da doença, e a taxa de ocupação está em 7%. Na última atualização eram 149 pacientes internados nesses locais, e a taxa de ocupação era de 6%.
Em relação aos leitos clínicos, são 589 pessoas internadas em decorrência do coronavírus ou por suspeita da doença, e a ocupação gira em torno de 5%. Semana passada eram 491 enfermos, que ocupavam 4% das unidades disponíveis.
De acordo com a SES, ao todo, 12.253 leitos clínicos e 2.485 leitos de UTI na rede pública de saúde em Minas. A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 69% e de leitos clínicos está em 68%, segundo dados atualizados nesta terça-feira. Antes era de 63% e 66%, respectivamente.
Minas Gerais chegou a 167 mortes e 4.977 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela SES. Das pessoas com a doença, 2.264 seguem sendo acompanhadas e 2.546 já se recuperaram.