O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (4) para desmentir o boato de que todo o Estado será fechado como medida para conter o avanço do coronavírus no momento. A informação partiu de um vídeo compartilhado nas redes sociais nesta semana,  em que o próprio governador anuncia a medida. A gravação, no entanto, é de março de 2020, quando teve início a pandemia.

 

⚠️ Pessoal, está circulando nas redes sociais um vídeo gravado em março de 2020, quando fechamos o Estado (início da pandemia). Venho esclarecer a situação atual: apenas duas regiões estão na Onda Roxa, a Noroeste e a Triângulo Norte. pic.twitter.com/HBgOwJNHSB

— Romeu Zema (@RomeuZema) March 4, 2021

 

O vídeo gerou confusão entre as pessoas, porque voltou a circular nas redes sociais após as macrorregiões Noroeste e Triângulo Norte do Estado serem incluídas na onda roxa do Plano Minas Consciente, etapa mais restritiva do programa e que, dentre outras medidas, impôs o toque de recolher em 60 municípios mineiros.

“Está circulando um vídeo de março de 2020, no início da pandemia, em que nós fechamos o Estado. A situação hoje é muito diferente. Apenas duas regiões, a Triângulo Norte e Noroeste estão com medidas restritivas de fechamento. O restante continua operando na onda amarela ou vermelha. Hoje, dia 4 de março de 2021, a  situação é essa”, pontuou em vídeo o governador de Minas.

Zema também recomendou que a população, ao receber qualquer informação sobre medidas adotadas pelo Estado em relação à Covid-19 procure as redes sociais do governo de Minas.

“Acesse as minhas redes sociais, acessa as páginas do governo de Minas ao invés de ficar acreditando em vídeos antigos”, disse Zema.