Oportunidade

Cefart abre inscrições para novos cursos gratuitos de dança, música e teatro

Ao todo, são 409 vagas em disciplinas diversas como regência de bandas e musicalização para adultos. Inscrições seguem abertas até o dia 21 de abril

Sex, 16/04/21 - 13h39
Aula oferecida pela Escola de Dança do Cefart, que ministrará novos cursos da Fundação Clóvis Salgado

O Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos regulares em 2021. Ao todo, são 409 vagas nas áreas de música, dança e teatro, com a ampliação de quatro novas disciplinas que foram especialmente implementadas para este ano: preparatório para técnico em dança, regência de bandas, musicalização para adultos e laboratório de investigação cênica. 

Com inscrições gratuita que seguem abertas até o dia 21 de abril, as aulas serão ministradas por meio da plataforma em razão da pandemia da Covid-19. O programa inclui ainda outros 16 cursos gratuitos das escolas de Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Tecnologias da Cena.

A ampliação dos cursos regulares da Fundação Clóvis Salgado acontece por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), que será o responsável por ministrar as aulas. O objetivo dessa expansão é alcançar novos públicos, “otimizando e difundindo o ensino remoto de qualidade para alunos e professores”, segundo a fundação.

Cronograma

Após as inscrições, o resultado daqueles que forem aprovadas será divulgado no dia seguinte (22). Caso o interessado precise entrar com algum recurso em relação ao processo, ele terá entre os dias 22 e 23 de abril para iniciar o processo através do e-mail. As etapas de seleção dos novos estudantes acontecerá entre 27 de abril e 7 de maio, o resultado preliminar será liberado no dia 10 de maio, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. As matrículas ocorrerão do dia 24 a 28 de maio, e o início das aulas está marcado para o dia 14 de junho.

O Programa de Inclusão Digital fornece contratação de serviços de internet para os alunos que tiverem dificuldade de acesso à rede durante o período em que as aulas estiverem sendo dadas on-line. Para isso, são ofertados chips de celulares para os alunos matriculados e frequentes nos 16 cursos de formação artística. No ano passado, 64 estudantes receberam o auxílio do programa. 

Os interessados podem consultar os editais, acessar os formulários de inscrição e saber mais sobre o passo-a-passo do processo seletivo diretamente.

Saiba mais sobre os novos cursos sendo oferecidos:

Preparatório para Técnico em Dança

Esse curso tem como objetivo preparar os alunos para ingressar no Curso Técnico em Dança, e é ofertado através da Escola de Dança do Cefart. Com a oferta de 20 vagas, as aulas complementam a formação em dança por meio do estímulo à criatividade, ao pensamento crítico e à consciência corporal. Além disso, convidam os alunos a compreenderem e refletirem sobre sua atuação na sociedade e no contexto cultural. As aulas serão de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 13h. A faixa etária é de 15 a 20 anos e pelo menos 3 anos de experiência comprovada.

Regência de Bandas

Das 45 vagas disponíveis para esse curso, 30 são para a turma iniciante e 15 são para a turma do nível intermediário. A Escola de Música do Cefart, que ofertará o curso, oferecerá aulas teóricas e práticas. Os alunos reconhecerão a relevância da atuação do Mestre/Regente de Bandas como gestor cultural e educador. Ademais, terão seus conhecimentos ampliados e solidificados através de ferramentas necessárias para a condução dos trabalhos frente às bandas de música. A carga horária do curso de regência é de 4 horas semanais e para estudantes a partir dos 18 anos.

Musicalização para Adultos

O Curso de Musicalização para Adultos tem o objetivo de convidar os alunos a explorarem as ideias de criação, expressão e invenção, de maneira aliada ao fazer musical cotidiano. A Escola de Música do Cefart, responsável pelas aulas, se compromete a fazer o refinamento da escuta dos estudantes, por meio de experiências auditivas. Tais experiências são pautadas pela compreensão da sonoridade ambiental e urbana, e do aprendizado do repertório musical brasileiro e internacional. Com o total de 20 vagas, as aulas serão às segundas e quintas-feiras, de 19h às 21h.

Laboratório de Investigação Cênica

Essa experiência formativa tem foco em atrizes e atores profissionais e no aprofundamento de seus conhecimentos teóricos e práticos nas artes cênicas. São 20 vagas a serem lecionadas pela Escola de Teatro do Cefart, e o novo curso oferecerá disciplinas ligadas à expressão corporal expressão vocal, atuação e dramaturgia (textual e cênica). A carga semanal das aulas será de 8 horas, e elas se realizarão às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h40. É necessário ser atriz ou ator com formação concluída e/ou profissional comprovada.

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Horóscopo do dia.
Teatro
Inovador
DESPEDIDA
A espera acabou!
#bigwilliechallenge
Namoro ou amizade?
Saúde
MAIS UM
Bastidores