Luto

Morre o dramaturgo Ilo Krugli, mestre do teatro infantil, aos 88 anos

Argentino naturalizado brasileiro, artista encantava plateias com histórias sensíveis que respeitavam a criança e a infância

Sáb, 07/09/19 - 20h55
Ilo Krugli e suas 'Histórias de Lenços e Ventos'

O teatro infantil hoje perdeu um de seus grandes expoentes. O dramaturgo Ilo Krugli, do Grupo Ventoforte, morreu neste sábado, 7, aos 88 anos, em São Paulo. O velório deve ser realizado no Teatro Ventoforte, na capital paulista.

Argentino naturalizado brasileiro, Krugli veio ao país em 1961 e, a partir dos anos 70, passou a encantar plateias com espetáculos como "História de um Barquinho", "História de Lenços e Ventos", "As Quatro Chaves", entre outros. 

Dramaturgo, diretor, cenógrafo, figurinista e bonequeiro, o artista tratava seu espectador com o maior respeito. Seus espetáculos não trazem fórmulas fáceis, soluções simplistas e conceitos prontos. As crianças podem deixar a imaginação voar a partir das construções e propostas de Krugli. 

No palco, um objeto cenográfico aparentemente estático, ganha movimento e encanta a plateia. Um elemento toma nova forma, diante dos olhos dos espectadores, como se fosse mágica. A plateia de Krugli não pisca os olhos, mas abre a boca para expressar surpresa, alegria e encantamento. 

O teatro infantil não seria o mesmo sem a presença de Krugli, que elevou o nível dos espetáculos infantis, negando os (pre)conceitos existentes sobre esse público e desafiando o adulto a deixar a criança preservar sua imaginação e, consequentemente, sua infância. 
 

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
isidoro perez ramos 8:51 PM Sep 08, 2019
Temos artistas que merecem este título. Que fazem da arte a vida.
0
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Música
Será?
Cinema
Projeto
Dramaturgia
Polêmica
Aniversário
É hoje
Capítulos do rio Doce
Cinema