ORIENTAÇÕES

5G em BH: preciso comprar antena nova para a televisão? veja regras

Novos equipamentos de transmissão de imagens só serão necessários nos imóveis que têm parabólicas de modelo mais antigo

Por Simon Nascimento
Publicado em 07 de julho de 2022 | 17:46
 
 
Smart TV domina vendas Foto: Pixabay/ Divulgação

A instalação da tecnologia 5G está próxima de ocorrer em Belo Horizonte. E famílias que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas em casa para receber o sinal de TV aberta precisam adequar os aparelhos para não ter a transmissão interrompida. 

A Siga Antenado, empresa constituída pela Claro, Tim e Vivo, já convocou as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal a realizar agendamento para substituir as antenas antigas por kits novos e compatíveis a 5G. Para este público, o serviço é gratuito. 

Entretanto, para quem tem a parabólica em casa para receber o sinal de TV aberta e não é inscrito em programas sociais será preciso adquirir o kit adequado à nova tecnologia. O custo, segundo o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, está estimado entre R$ 400 e R$ 700. 

O kit é composto de uma antena menor à utilizada, cabos e um receptor pequeno para o sinal 5G que será conectado à TV e à antena. Conforme Leandro Guerra, os equipamentos já podem ser comprados em lojas do varejo tradicionais à venda de produtos do tipo.

A alteração será necessária porque o sinal vai migrar da Banda C para a Ku, com o objetivo de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G. “As pessoas podem começar a sentir a interferência ou ausência completa do sinal”, frisa Guerra. O problema pode ocorrer até mesmo em modelos mais novos como a Smart TV que dependem das parabólicas no sinal aberto. 

Quem não precisa comprar? 

Clientes de TV por assinatura ou que têm antenas internas (instalada ao lado da TV) ou externas (instalada no telhado), já com acesso ao sinal de TV Digital, não vão precisar trocar seus equipamentos. Diferentemente do que ocorre com as parabólicas antigas, os equipamentos dos serviços de assinatura já estão adaptados à tecnologia e não sofrem interferência de banda.