ATENÇÃO

5G em BH: famílias inscritas no CadÚnico devem agendar troca de parabólicas

Substituição e instalação dos novos equipamentos, adequados a 5G, serão feitos gratuitamente a quem tiver cadastro em programas sociais da União

Por Simon Nascimento
Publicado em 07 de julho de 2022 | 16:31
 
 
 
normal

Aproximadamente 2.600 famílias de Belo Horizonte, que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, e que têm parabólicas tradicionais para receber o sinal de TV aberta já podem realizar agendamento para receber equipamentos compatíveis com a tecnologia 5G. A Siga Antenado, empresa constituída pela Claro, Tim e Vivo, será a responsável por fazer a alteração dos equipamentos. 

A data exata de início do 5G em BH ainda não foi informada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão informou, apenas, que capitais e Distrito Federal terão o sinal liberado a partir de 29 de agosto. De acordo com o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, o agendamento pode ser feito pelo site da empresa ou pelo telefone 0800 729 2404. 

O cidadão deve informar o CPF e o endereço. As informações serão validadas com a base de dados do CadÚnico, da União, para confirmar se há aptidão. Com as informações validadas, a família receberá uma visita de técnicos da empresa para fazer a troca e instalação do equipamento. A antena tradicional, redonda e grande, será substituída por uma menor, semelhante ao modelo utilizado no serviços de TV por assinatura. 

Além do novo receptor de sinal, o kit contempla os cabos e um aparelho que deve ser conectado à antena e à televisão para a geração das imagens, explicou Leandro Guerra. “É fundamental a participação e a mobilização da população para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos equipamentos”, diz o CEO. 

Conforme a empresa, a substituição para os novos aparelhos e instalações vão ser concluídas em até 90 dias após a liberação do 5G em BH pela Anatel. A troca e instalação serão totalmente gratuitas, informa a empresa. As famílias que não realizarem o agendamento podem ter o sinal de TV aberta comprometido, segundo Guerra. 

Isso ocorre porque o sinal vai migrar da Banda C para a Ku, com o objetivo de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G. “As pessoas podem começar a sentir a interferência ou ausência completa do sinal”, frisa Guerra. 

Serviço

Como agendar: para solicitar a instalação é necessário entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado via telefone 0800 729 2404 ou no site da empresa.

Quem tem direito 

Famílias que fazem parte de algum programa social do Governo Federal e têm em casa a parabólica tradicional instalada e em funcionamento poderão receber gratuitamente o kit com a nova parabólica digital.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!