Reabertura

Após decisão judicial, Contagem e Ibirité aderem ao programa 'Minas Consciente'

Cidades, que são vizinhas, somam 2.638 casos de Covid-19 e 126 óbitos devido à pandemia

Qui, 16/07/20 - 22h32
Comércio não essencial está fechado em Ibirité desde o dia 6 de julho | Foto: Uarlen Valério / O TEMPO

As prefeituras de Contagem e Ibirité, ambas na região metropolitana de Belo Horizonte, resolveram aderir ao programa de flexibilização das atividades comerciais do governo do Estado, o "Minas Consciente". Decisões foram tomadas após uma decisão judicial que obrigou as cidades que não participavam do plano, a segui-lo.

"Depois de nossos procuradores da região metropolitana se reunirem, acabamos por aderir ao 'Minas Consciente'. Dessa maneira, agora a gente tem que rezar na cartilha que foi editada pelo governo do Estado, e só voltaremos às atividades comerciais naquilo que prevê esse instrumento", disse o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido).

"Eu digo agora de maneira especial aos comerciantes e empresários da cidade: Estamos torcendo e acompanhando de perto diariamente, de hora em hora. Assim que começar a diminuir esse tensionamento do sistema público de saúde, nós vamos voltar às atividades", completou.

A Secretaria Municipal de Saúde já registrou, até esta quinta-feira (16), 2.037 casos confirmados de coronavírus e 105 óbitos em decorrência da doença.

Ibirité

O anúncio de adesão ao plano na cidade foi anunciado pelo prefeito William Parreira (Avante) justamente durante uma reunião com comerciantes e empresários. “Eu estava preparado para abrir os comércios, mas teremos que aderir ao Minas Consciente, assim como Contagem, Betim, Sarzedo, Mário Campos e outras cidades já fizeram. Estamos aderindo a partir de hoje. O mais importante é preservar a vida dos nossos munícipes, para que nossa cidade volte aos trilhos em pouco tempo. A situação só se agrava a cada dia, muitos empresários e comerciantes estão passando por dificuldades, mas nossa preocupação maior tem que ser coma vida”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Desde o dia 6 de julho, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar no município. Nesse dia, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, eram 56 pessoas diagnosticadas com a doença e 9 óbitos. Já nesta quinta-feira (16), 10 dias depois, são 601 casos confirmados e 21 mortes.

"Minas Consciente"

O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença. A região que abrange Contagem e Ibirité estão na onda verde atualmente.

Cada macrorregião do Estado, de tempos em tempos, é encaixada em uma onda conforme os indicadores. Atualmente, 203 dos 853 municípios mineiros aderiram ao plano, o que impacta na vida de mais de 4,6 milhões de pessoas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.