A chinesa Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder em equipamentos de climatização, começou nesta quarta-feira (12) as obras de sua primeira planta 100% própria no Brasil. A fábrica será em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
A nova unidade terá a capacidade de produzir 1,3 milhão de produtos por ano. A companhia planeja investir aproximadamente R$ 600 milhões e estima gerar 500 empregos diretos e outros 200 indiretos.
A Midea está em expansão global e prevê novos investimentos em países estratégicos como o Brasil, considerado um dos maiores mercados de linha branca do mundo e o maior da América Latina.
A multinacional já tem participação em duas fábricas no Brasil, através de uma parceria comercial com a Carrier: uma em Manaus/AM, onde são produzidos aparelhos de ar-condicionado residenciais e micro-ondas, e outra em Canoas (RS), onde são produzidos sistemas de climatização comerciais.
“Nossa meta é estar entre os três principais players do mercado em até quatro anos e a abertura de nossa fábrica no Brasil proporciona a competitividade necessária para sermos relevantes no segmento de refrigeração”, explica Felipe Costa, CEO da Midea Carrier.
A inauguração da Midea Indústria do Brasil está prevista para julho de 2024. A fábrica vai começar as operações com a produção dos primeiros refrigeradores duas portas Frost Free, que estarão à venda no terceiro trimestre do ano que vem. Depois a fábrica deve passar a produzir outros eletrodomésticos e equipamentos.
“Se o mercado brasileiro continuar demonstrando recuperação, o grupo está disposto a continuar investindo no Brasil”, sinaliza Felipe Costa.
A Midea, que hoje está presente em mais de 200 países, conta com mais de 160 mil funcionários ao redor do mundo e aproximadamente 1.500 no Brasil.