Selic

Juros deve ter taxa básica mais alta pela sétima vez consecutiva

Com o novo patamar confirmado, será o maior nível desde agosto de 2006, quando estava em 14,75% ao ano

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 29 de julho de 2015 | 11:15
 
 

A sétima elevação consecutiva nos juros básicos da economia deve ser promovida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central nesta quarta-feira (29). Até o momento a taxa está em 13,75% ao ano, maior patamar em quase nove anos.

De acordo com o "G1", a previsão da maior parte dos economistas do mercado financeiro é de uma uma nova alta de 0,50 ponto percentual, embora tenha apostas em um aumento de 0,25 ponto percentual.

Com o novo patamar confirmado para a taxa Selic, será o maior nível desde agosto de 2006, quando estava em 14,75% ao ano.

Ainda segundo a publicação, apesar da expectativa de nova alta, a estimativa do mercado para os juros no fim deste ano recuou de 14,5% para 14,25%, segundo pesquisa realizada na semana passada pelo Banco Cental com mais de 100 analistas de bancos.

Assim , o Banco Central tenta controlar o crédito e o consumo, atuando para segurar a inflação. Porém, ao tornar o crédito e o investimento mais caros, os juros elevados prejudicam o investimento, o emprego e, subsequentemente, o crescimento da economia brasileira.