Aumento de vendas

Lojas e shoppings se preparam para Black Friday sem aglomerações em BH

Empresários prometem reforçar cuidados preventivos contra o coronavírus na próxima sexta-feira (27); PBH vai intensificar fiscalização

Por Rafaela Mansur
Publicado em 24 de novembro de 2020 | 18:23
 
 
Protocolos de segurança serão seguidos à risca na Black Friday do Magazine Luiza, diz empresa Foto: Flavio Tavares/ O Tempo

Por causa da pandemia do coronavírus, a Black Friday 2020 deve ser a mais digital de todos os tempos, mas a expectativa é que a data também impulsione as vendas nas lojas físicas. Para obter bons resultados e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações, os comerciantes estão preparando os estabelecimentos conforme as normas sanitárias contra a Covid-19 e reforçando cuidados com higiene e distanciamento. Especialistas dizem que empresas que se preocupam com a segurança dos clientes tendem a ser mais valorizadas e a ter um desempenho melhor na data.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) está reforçando com os empresários da capital a necessidade da adoção de medidas de prevenção contra o coronavírus para a Black Friday.

"As lojas precisam recuperar o prejuízo que tiveram no tempo em que ficaram fechadas, mas também precisam ter esses cuidados. O consumidor está muito mais cauteloso e, se vir uma loja tumultuada, provavelmente não vai entrar. Mas acreditamos que isso não vai acontecer, grandes redes já anunciaram promoções antecipadas", afirma o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, ressaltando que a colaboração dos consumidores também é fundamental. "Pedimos que as pessoas pesquisem o produto desejado antes e já vão às lojas com olhar mais assertivo", recomenda.

Para lidar com o público maior, ele orienta que as lojas transfiram o pessoal do administrativo para a linha de frente, para organizar filas e garantir a distância adequada entre os clientes. Além disso, a entidade vai pedir à prefeitura a extensão do horário de funcionamento das lojas na capital, na sexta-feira e no sábado. O mesmo será reivindicado para o período de 14 a 24 de dezembro, antes do Natal. "Vamos pedir que as lojas possam abrir mais cedo e fechar mais tarde, para que as pessoas tenham mais opções de horário", diz. Atualmente, de segunda à sexta-feira, as lojas de rua podem funcionar das 11h às 19h em Belo Horizonte.

A analista de relacionamento da Fecomércio MG, Aline Grazielle, recomenda que, quando possível, os lojistas agendem horários com os clientes, para que eles não precisem aguardar o atendimento em filas. Quem for ao estabelecimento na hora marcada pode ganhar um desconto maior, por exemplo. "Existem várias estratégias, basta o empresário traçá-las no papel e colocá-las em prática, porque o sucesso de vendas é garantido. Na pandemia, as pessoas estão com desejo de compra reprimido, elas não vão deixar de comprar. É preciso apenas se adequar a esse novo cenário, com ideias criativas e conscientes", pontua.

O Magalu, que tem 130 pontos físicos em Minas Gerais, mantém cuidados sinalização de distância entre os clientes nas filas e limpeza dos ambientes a cada duas horas. Descontos diários estão sendo oferecidos durante todo o mês, de forma a reduzir o fluxo na sexta-feira. "Contudo, ainda acreditamos que teremos grande fluxo nas lojas e, por isso, o Magalu vai seguir à risca um protocolo rígido de saúde e segurança", afirma o vice-presidente comercial e operacional da varejista, Fabricio Garcia.

Nas Casas Bahia e no PontoFrio, que tem 469 lojas em Minas Gerais, os descontos começaram em outubro, com o objetivo de evitar aglomerações nos dias principais da Black Friday. Segundo a Via Varejo, dona das marcas, há ainda um serviço em que o cliente pode comprar pelo site e retirar na loja. 

A Americanas também antecipou a Black Friday, com ofertas iniciadas no primeiro dia deste mês. De acordo com a companhia, medidas de segurança já adotadas serão reforçadas. Haverá gestão de fluxo de clientes, com demarcação no piso para orientar a movimentação no interior das lojas e organização de filas.

Shoppings intensificam cuidados preventivos

Os shoppings da capital e da região metropolitana também estão se preparando para receber os clientes com segurança nesta Black Friday. O Shopping Cidade promete intensificar as medidas de prevenção, como aferição de temperatura nas portarias, disponibilização de álcool em gel nos corredores e controle de público.

"Como será uma semana de evento, pedimos que as pessoas planejem a ida ao shopping, pois não queremos promover aglomerações", diz a gerente de marketing do mall, Carolina Vaz. "A expectativa é alavancar as vendas em 45%. É uma oportunidade de amenizar as perdas causadas pelo período de portas fechadas e também esquentar para a temporada natalina", completa.

O Shopping Del Rey antecipou a campanha da Black Friday, com descontos divididos por segmentos, como lar e estilo, ao longo do mês. O mall também criou um site próprio para a data para que os consumidores possam acompanhar as principais ofertas e, assim, otimizar a visita às lojas

"Percebemos um movimento significativo de pessoas com compras nos corredores do mall ao longo das semanas, o que indica que eles já estão aproveitando os diferenciais da campanha. Mas entendemos que esta semana terá uma movimentação maior, já que todas as lojas estarão com promoções ao mesmo tempo. Por isso, vamos intensificar nossas atenções ao cumprimento dos protocolos de segurança", afirma o superintendente do shopping, Miguel Magnavita.

No Shopping Estação BH, as ações promocionais também ocorreram ao longo do mês. "Assim, reduzimos o fluxo nos corredores do shopping e evitamos qualquer tipo de aglomeração", pontua o gerente de marketing, Rumenigue Marchioro. Segundo ele, o empreendimento tem adotado medidas como uso obrigatório de máscaras e face shield por todos os colaboradores, reforço na limpeza de corrimãos e maçanetas e manutenção reforçada dos aparelhos de ar condicionado.

No Boulevard Shopping, o dia de ofertas foi estendido para toda a semana. "Queremos que os clientes aproveitem as oportunidades sem aquele senso de urgência que normalmente a Black Friday tem", diz a gerente de marketing Nadinne Matos. Segundo ela, todos os cuidados já habituais serão reforçados. "Além disso, disponibilizamos um catálogo de ofertas para as vendas online. Acessando o nosso site, o consumidor pode conferir as ofertas e ser automaticamente direcionado para os canais virtuais de cada loja", explica.

O ItaúPower Shopping, em Contagem, na região metropolitana, está investindo em campanhas nas redes sociais. A ideia é que o consumidor conheça os descontos antes de sair de casa e vá para o mall já sabendo o que quer comprar. As ofertas também estão sendo realizadas ao longo de toda a semana. "Esperamos nossos clientes com toda a responsabilidade e o cuidado que o momento pede", afirma a gerente de marketing Renata Costa.

Fiscalização será reforçada

A Subsecretaria de Fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte vai aumentar as equipes volantes, compostas por fiscais, agentes de campo e guardas municipais, na Black Friday, para orientar e, se necessário, autuar os estabelecimentos que não organizarem as filas e estiverem descumprindo os protocolos sanitários.

Segundo a pasta, o descumprimento das regras pode resultar no recolhimento do alvará de localização e funcionamento do estabelecimento. Em caso de reincidência, o local pode ser interditado e, se houver descumprimento da interdição, uma multa de R$ 17.614,57 pode ser aplicada. Entre 19 de março e 22 de novembro, os fiscais de controle urbanístico e ambiental encontraram irregularidades em mais de 5 mil vistorias, fizeram 143 ações de interdições e aplicaram 20 multas.

A prefeitura não respondeu se pretende acatar a solicitação da CDL-BH e ampliar o horário de funcionamento do comércio na sexta-feira e no sábado.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ressalta que "a pandemia continua preocupante" e diz que "é oportuno que o comércio varejista opte por alternativas que evitem filas e que sejam feitas exigências quanto ao comportamento dos consumidores".

Infectologista recomenda compras online

Na avaliação do médico infectologista Leandro Curi, o ideal seria que as pessoas realizassem as compras online na Black Friday, sobretudo neste período de alta de casos de Covid-19. "Em Belo Horizonte, as internações começaram a aumentar em um nível muito preocupante", alerta.

Quem vai às compras na rua deve manter todos os cuidados, como uso de máscara e álcool em gel e respeito ao distanciamento. "Já sabemos que as infecções ocorrem não só pelas gotículas, mas também pelos aerossóis, partículas que, às vezes, ficam suspensas por horas em ambientes fechados, sem ventilação adequada. É preciso lembrar que ainda não temos vacina e medicamentos", conclui.